Dicas de Livros | Blog A Taba
Seis homens

Seis homens

Em “Seis homens”, para manter aquilo que construíram, dois povos que buscavam a paz  entram em guerra. Curiosamente poucos detalhes os tornavam diferentes um dos outros. 


Era uma vez um grupo de pessoas que um dia encontrou uma terra para trabalhar e viver em paz. Em pouco tempo esses homens começaram a prosperar. Junto com a riqueza, surgiu também a preocupação em manter o que havia sido construído e acumulado por eles. E, então, nasceram o medo e a guerra. Em “Seis Homens”, David MacKee cria um mito sobre o nosso tempo, convidando o leitor a refletir sobre o acúmulo de bens, a intolerância, os conflitos e a as possibilidades de paz.

Quem é o autor de “Seis homens”?

David_McKee

Quando o britânico David McKee era pequeno, o mundo estava em guerra e as crianças brincavam sem brinquedos, criando arcos e flechas com as mãos e gravetos. Para ele, essa vivência foi importante para sua imaginação,, assim como o fato de viver em um lugar tranquilo onde gosta de caminhar até hoje, para pensar e ficar atento às histórias que aparecem em sua mente.

David gostava de colocar ideias em suas obras para que os leitores pensassem, pois via as crianças como seres inteligentes e críticos que merecem livros de qualidade. Também ilustrou de diferentes formas porque entendia que cada história tem um jeito próprio de se apresentar. Ele acreditava que escrevia para os adultos que as crianças se tornarão e para as crianças que vivem dentro de cada adulto – inclusive dele mesmo. Seu primeiro livro foi publicado há mais de 50 anos e ele já ganhou os mais importantes prêmios da literatura infantil. 

Por que escolhemos este livro para enviar aos assinantes do Clube de Leitores A Taba?

Na história contada por MacKee, para manter aquilo que construíram, dois povos que buscavam a paz  entram em guerra, levando muitos de seus companheiros a perder a vida. Curiosamente, embora estivessem em margens opostas, estando separados apenas por um rio, poucos detalhes os tornavam diferentes um dos outros. Talvez, se tivessem percebido que tinham desejos e necessidades semelhantes, descobrissem que o caminho para a a tão sonhada paz poderia ser mais simples do que aquele trilhado pelo medo.