A Taba na Escola – Dezembro de 2020

por:

Em novembro, A Taba envia aos estudantes das escolas associadas ao Taba na Escola mais uma seleção de livros imperdível! Aqui, oferecemos aos educadores materiais para se aproximar das obras.

0 a 2 anos – Ed. Infantil

  Livro: Benedito Autor: Josias Marinho Editora: Caramelo A infância é um período repleto de aprendizados e descobertas. Para os bebês, o mundo é um território a ser investigado e experimentado por meio dos sentidos. Por meio das texturas, dos sons, das imagens, dos aromas, dos sabores e, principalmente, das interações afetivas com adultos e crianças, eles vão – pouco a pouco – construindo seus conhecimentos sobre a realidade que os cerca. Neste encantador livro-imagem, Josias Marinho nos apresenta as descobertas de Benedito sobre pertencimento, cultura e identidade. Ao longo das páginas vemos surgir a curiosidade de um bebê sobre um tambor, enquanto acompanhamos suas experimentações em relação aos sons emitidos por este instrumento musical e também suas explorações acerca do formato deste objeto. Aos poucos Benedito, assim como muitos bebês diante daquilo que os cercam, desvenda saberes e constrói relações. Impossível terminar a leitura sem reconhecer em Benedito muitas das infâncias de nosso país, refletindo sobre a importância da cultura para a construção da nossa identidade.  

3 e 4 anos – Ed. Infantil

Livro: Era uma vez uma casa Autor: Editora:  

5 anos – Ed. Infantil

Livro: Os mil cabelos de Ritinha
Escrito por: Paloma Monteiro  Ilustrado por: Daniel Gnattali Editora: Semente Editorial Neste delicado livro, podemos encontrar alegria, espontaneidade e muita cor!  Ritinha é uma menina que aguarda ansiosa a chegada de seu irmãozinho e que encontra uma deliciosa maneira de se relacionar com essa espera. A cada dia uma companhia e um passeio diferente. E para cada um deles, um novo penteado em seus cabelos crespos. Coques, fitas, trancinhas… assim é a semana de Ritinha, rodeada de afeto e novidade.  O texto rimado é convite para leitura leve em voz alta. As ilustrações coloridas e detalhadas, pedem investigação e descoberta a cada página!

 

1º ano

Livro: Monstros lá em casa Escrito por: Ilustrado por: Editora:

 

2º ano

Livro: Sona — Contos africanos desenhados na areia Escrito por: Rogério de Andrade Barbosa
Escrito por: Rogério Andrade Barbosa Ilustrado por: Thais Linhares Editora: Editora do Brasil A tradição de ouvir histórias é muito antiga e se repete, com variações, por muitos lugares ao redor do mundo. Histórias em roda, lidas de um livro, ou narradas oralmente, para uma aldeia, ou para apenas uma criança. São muitas as formas! Afinal, quem não gosta de sentar-se ao lado de alguém querido e ouvir as palavras mágicas “era uma vez”? Neste livro, Rogério Andrade nos mostra como o precioso ritual de contar histórias é vivido pelos povos da etnia Tshokwe, de Angola. Por meio da história de um garoto e seu avô, vamos conhecendo mais sobre a arte de narrar diferentes contos, ilustrando-os na areia. As ilustrações de Thais Linhares nos transportam para o tempo e o espaço da história, ajudando-nos a visualizar os contos criados pelo menino, tornando-nos cúmplices de suas descobertas e conquistas. Impossível terminar a leitura sem sentir vontade de desenhar na areia as marcas das nossas histórias que conhecemos, perpetuando essa antiga e mágica tradição do povo quioco.  

3º ano

Livro: O urso contra o relógio Autora:  Editora:

 

4º ano

Livro: Histórias da Preta
Escrito por: Heloisa Pires Lima Ilustrado por: Laurabeatriz Editora: Companhia das Letrinhas Passeando pelo imaginário africano neste livro, Heloisa Pires Lima conta aos leitores o processo de descoberta de sua identidade, sua cor e o que significa ser preta no Brasil. Por meio de histórias contadas pela personagem Preta, a autora aborda questões ligadas às africanidades, explorando temas muito relevantes, como preconceito racial, tráfico negreiro, conceitos de igualdade e diferença e a diversidade do continente africano.  Heloisa apresenta ainda mitos, fala sobre os griots, os contadores de histórias “oficiais” e sobre as religiosidades de matriz africana. Os temas, abordados de modo cuidadoso, expõem a importância da cultura negra, contextualizando sua presença na realidade brasileira.  As belas ilustrações de Laurabeatriz, assim como o projeto gráfico, são também convites para a leitura prazerosa. As imagens recuperam elementos do texto, exploram os sentimentos apresentados na narrativa, enriquecendo ainda mais a experiência de contato com esta obra que já é considerada referência na literatura para crianças e jovens no Brasil.

5º ano

 
  Livro: Cartas do Papai Noel Escrito por: J. R. R. Tolkien Editora: Harper Collins  

Durante o período do Natal, crianças do mundo todo, tradicionalmente, enviam suas cartas ao Papai Noel. Mas somente algumas recebem, além dos presentes, respostas escritas especialmente pelo bom velhinho.

Por meio de cartas e cartões escritos, desenhados e enviados por Tolkien ao longo de 23 anos, os filhos do famoso escritor estabeleceram uma curiosa correspondência com o senhor Nicolau, conhecendo um pouco de seu cotidiano e de suas desventuras na época do Natal.

Nessa edição primorosa, com reproduções dos desenhos e cartas originais, o leitor poderá experimentar o espírito de amor e fraternidade que envolveu John, Michael, Christopher e Priscilla no mundo de fantasia natalina construído por seu pai para presenteá-los durante a infância.

 

deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tartaruga Nara

acompanhe a gente!

receba as novidades da Taba em primeira mão: