Dicas de Livros | Blog A Taba

Há nem tanto tempo atrás, quando os celulares e aplicativos de mensagens não haviam dominado a comunicação cotidiana, era costume deixar bilhetes para os demais moradores de uma casa para dar avisos ou instruções.

A britânica Alice Kuipers adiciona camadas de significado a este hábito ao narrar, através dos bilhetes que Claire e sua mãe deixam na porta da geladeira, um período doloroso em suas vidas: a mãe está doente e precisando cada vez mais da ajuda da filha que, entre escola, namorados e amigos, vai ter de aprender rapidamente o valor das pequenas coisas da vida.

Entre broncas, palavras de incentivo, listas de supermercado e desabafos, ambas refletem a complexa relação que existe entre mães e filhas, tão difícil de explicar, mas tão fácil de sentir.

Porque escolhemos o livro “A vida na porta da geladeira” para enviar aos assinantes do Clube de Leitores A Taba?

Sigmund Freud, o pai da psicanálise, dedicou muito de suas pesquisas às relações entre pais e filhos. Também pudera: são relacionamentos complexos em que sentimentos antagônicos convivem dentro de um mesmo corpo, ora em harmonia, ora em intenso embate. “A vida na porta da geladeira” nos leva a refletir sobre esses laços e de que maneira eles se transformam conforme crescemos. 

A vida na porta da geladeira foi o livro selecionado pela nossa equipe de curadores para os Jovens Leitores (13-14 anos) em outubro.

livros para jovens