Dicas de Livros | Blog A Taba
Achou?  – 0 a 2 anos

Achou? – 0 a 2 anos

Conheça aqui as orientações para o trabalho com a leitura em voz alta do livro “Achou?”, enviado para os assinantes da Taba na Escola.


Achou?, de Aline Abreu, é o livro enviado pela Taba na Escola para os bebês de 0 a 2 anos.

Conheça mais sobre o livro assistindo o vídeo a seguir.

Proposta: Leitura em voz alta feita pelo professor

Achou? é um convite para uma brincadeira literária. Há muitos animais escondidos e o bebê precisará achar o que está misturado a muitos outros elementos.

Trata-se de um jogo que desafia o leitor a observar os detalhes, como uma formiga amarela dentre outras pretas; um elefante em meio a outros que comeu um bolo inteiro; um cachorro sem seu osso e tantas outras situações.

A história é cíclica, pois quando tudo parece ter sido encontrado, a formiga filha se perde da formiga mãe e tudo pode começar novamente. Aline Abreu foi quem escreveu e ilustrou a obra, ela mora em São Paulo e tem 10 livros publicados como autora e muitos outros como ilustradora. Ela conta no final do livro que adora procurar nela mesma o que está escondido e faz um convite para o leitor também fazer o mesmo.

Para saber mais sobre a autora, acesse seu blog: https://www.alineabreu.com.br – acesso em 14 de jun/2021.

BNCC – Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento

(EI01EF08) – Participar de situações de escuta de textos em diferentes gêneros textuais (poemas, fábulas, contos, receitas, quadrinhos, anúncios etc.). 

(EI01EF05) Imitar as variações de entonação e gestos realizados pelos adultos, ao ler historias e ao cantar.

(EI01EF06) – Comunicar-se com outras pessoas usando movimentos, gestos, balbucios, fala e outras formas de expressão.

(EI01EF03) Demonstrar interesse ao ouvir histórias lidas ou contadas, observando ilustrações e os movimentos de leitura do adulto-leitor (modo de segurar o portador e de virar as páginas).

(EI01EF04) Reconhecer elementos das ilustrações de histórias, apontando-os, a pedido do adulto-leitor.

Objetivos desta proposta:

Espera-se que as crianças possam:

– aceitar o convite entrar na brincadeira de procurar o que está escondido nas ilustrações;

– apreciar a história, se divertir e se sentir instigado a buscar os animais escondidos;

– comentar ou expressar suas impressões por meio de gestos, balbucios e palavras;

– localizar o que está escondido e apontar outros aspectos da ilustração que chama atenção. 

Proposta: Leitura em voz alta feita pelo professor

Achou? é um convite para uma brincadeira literária. Há muitos animais escondidos e o bebê precisará achar o que está misturado a muitos outros elementos.

Trata-se de um jogo que desafia o leitor a observar os detalhes, como uma formiga amarela dentre outras pretas; um elefante em meio a outros que comeu um bolo inteiro; um cachorro sem seu osso e tantas outras situações.

A história é cíclica, pois quando tudo parece ter sido encontrado, a formiga filha se perde da formiga mãe e tudo pode começar novamente. Aline Abreu foi quem escreveu e ilustrou a obra, ela mora em São Paulo e tem 10 livros publicados como autora e muitos outros como ilustradora. Ela conta no final do livro que adora procurar nela mesma o que está escondido e faz um convite para o leitor também fazer o mesmo.

Para saber mais sobre a autora, acesse seu blog: https://www.alineabreu.com.br – acesso em 14 de jun/2021.

Lendo com as crianças o livro “Achou?”

A capa do livro é uma grande porta de entrada para a história e, com o livro em questão, é fundamental para engajar os bebês na leitura. O título em formato de pergunta – Achou? – já informa que é preciso procurar o que está escondido. Há muitos animais camuflados entre os galhos e as folhas, e ao abrir o livro e ver a capa e quarta capa juntas, a ilustração se completa. Alguns mais fáceis de serem encontrados, outros que instigam o leitor a saber o que são. 

Um elemento interessante de notar é que há uma trilha de formigas que conduz o leitor pelas páginas da história, ora são meras coadjuvantes ora são as protagonistas da página dupla. Note que elas começam na primeira página do livro, antes mesmo de ter iniciado a história e continua até na última folha. Na página onde o leitor precisa procurar o bebê jacaré, as formigas passam por cima de vários deles, quase imperceptíveis, até levar o leitor para outra página. É necessário um olhar muito atento nessa passagem da narrativa para encontra-las e seguir o fio da meada. 

Em cada página dupla, o leitor é convidado a procurar por algo. Vale notar que sempre há algo que se modifica, um olhar de espanto, como o elefante que comeu o bolo inteiro; a cor do bebê jacaré e da formiga; a cor e algum adereço diferente como o do pinguim que anda assim-assado; aquele que tem o bico maior, como é o caso do tucano e assim por diante. Essas diferenças físicas são interessantes de chamar atenção do bebê, deixa-lo apontar, se expressar da forma como consegue. 

Explorar a parte em que todos os animais escondidos, nas páginas anteriores, aparecem pode ser um momento de muita alegria, sobretudo ao ler a palavra “Achou!” repetidas vezes. Dessa vez, o ponto de exclamação muda a entonação da leitura e isso corrobora para um novo efeito da palavra. A cada vez que ler Achou!, você pode apontar uma parte e perguntar: quem encontramos? Olha aqui! E a criança pode também completar, apontar, gesticular. 

Vale ainda continuar a leitura, parece que todos os animais vão embora, mas as formigas continuam com seu rastro. O que parece ser o fim, tem continuidade na página seguinte, com um novo elemento: uma fala da formiga amarela – a filha – procurando sua mãe. Na última página, vemos a mãe procurando a filha e uma gata falando “Ai, tudo de novo”. Isso faz com que novamente comece a história, como um final que leva o leitor para o princípio, com um enredo cíclico. Um novo convite para brincar de procurar o que está escondido.   

Outro aspecto interessante é o uso da linguagem literária, muitas vezes com rimas e uma escolha cuidadosa das palavras. Não é simplista e nem faz um pedido explícito para procurar algo, assim como em:

PINGUIM ANDA SEMPRE ASSIM-ASSIM.

AQUELE ASSIM ASSADO

É PORQUE SAIU ATRASADO. 

Pelas características do livro e pela idade das crianças, é indicado que a leitura seja feita individualmente ou em pequenos grupos, com dois ou três bebês, para aproveitarem bem do jogo proposto pela obra. 

Um desdobramento possível  

Motivados pela leitura, você pode propor uma brincadeira de Procure-Ache! Há muitos jeitos de brincar, escolha o que for mais adequado para sua turma. Você pode esconder alguns objetos pela sala ou em outro espaço da escola, dar dicas e pedir as crianças que procurem. Elas mesmas podem esconder algo, enquanto todos ficam de olhos fechados, e depois saem para procurar. Escolha um jeito divertido de brincar e aproveite a interação de todos, retomando partes da história.