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Monstros – 3 e 4 anos

Monstros – 3 e 4 anos

Monstros, de Alice Hoogstad é um dos livros selecionados pela Taba na Escola para as crianças de 3 e 4 anos. Saiba como trabalhá-lo na escola.


Monstros, de Alice Hoogstad é o título escolhido pela Taba na escola para os leitores de 3 e 4 anos.

Monstros é um livro imagem que permite muitas conversas e discussões a respeito dos inúmeros acontecimentos que ocorrem em uma cidade tão grande como a que somos apresentados ao abrir cada página dupla. Podemos nos concentrar no que a protagonista faz ao colorir as paredes das casas da cidade, nas formas que ganham vida e no como isso impacta a vida das pessoas ou também observar como os adultos estão ocupados em seus afazeres e pensar a respeito da vida naquele lugar.

Alice Hoogstad é holandesa, nasceu em Rotterdan e estudou para ser ilustradora. Monstros já conquistou o prêmio holandês de ilustração Gouden Penseei, em 2015.

Saiba mais sobre o livro, clicando aqui.

BNCC – objetivos de aprendizagem e desenvolvimento

(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.

(EI03EF07) Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.

(EI03EF08) Selecionar livros e textos de gêneros conhecidos para a leitura de um adulto e/ou para sua própria leitura (partindo de seu repertório sobre esses textos, como a recuperação pela memória, pela leitura das ilustrações etc.).

Objetivos desta proposta: 

Espera-se que as crianças possam:

  • Apreciar a narrativa e poder comentar suas impressões considerando os principais acontecimentos da história; 
  • Considerar as ilustrações e suas características, como a cor, para a construção de sentidos;
  • Ouvir os colegas.

Proposta: Leitura em voz alta feita pelo professor

Lendo com as crianças

A leitura de um livro imagem pressupõe que o professor não crie uma narrativa verbal porque o enredo já foi criado pelo autor. Por esse motivo, a ideia é mostrar as imagens e escutar os comentários que as crianças vão fazendo, propor algumas perguntas que ajudem a observar certas cenas, o personagem, algo que possam contribuir para a compreensão leitora. Para isso, é interessante dividi-la em pequenos grupos de modo que consiga realizar a leitura com todos acompanhando as imagens. Assim, poderão apreciar cada detalhe das ilustrações. 

Chame atenção para a menina, logo nas primeiras páginas do livro com os vários gizes de cera levando o leitor para dentro da história. Assim que começa a narrativa, um fio vermelho chama atenção, é a mesma garotinha que desenha um coração na parede. Logo em seguida podemos notar que ele, o coração, se desprende e está na boca do cachorro, como uma bexiga, que segue a protagonista. Ela não para, continua a desenhar no chão e nas paredes monstros que também ganham vida e, quando chega no quarto desenho, aproximadamente, esses seres fantásticos começam a dar um colorido para a cidade preta e branca e a atrapalhar a vida de alguns moradores. A menina continua até os monstros se sobressaírem nas imagens e a cidade ficar totalmente colorida. 

Vale conversar com as crianças assim que os primeiros monstros começam a aparecer:

  • O que vocês acham que está acontecendo com esses desenhos que a menina está fazendo?
  • A cidade está mudando, o que está acontecendo? Como você sabe disso?
  • Qual parte você mais gosta: a cidade colorida ou a preta e branca? Por que fez essa escolha?

Quando os monstros tiverem dominando a página dupla, peça para as crianças comentarem: 

  • O que pode acontecer nessa cidade agora? A menina vai continuar a desenhar? 
  • E os adultos, estão gostando? Como sabemos disso?
  • Para onde vocês acham que os monstros foram quando passou a chuva? Você acha que as crianças vão começar a desenhar e pintar de novo? O que fez pensar assim?

Observe a fisionomia dos monstros: 

  • Vocês acham que esses monstros são bravos? O que faz vocês pensarem assim?

Podemos perceber em certas passagens da história que outras crianças passam a desenhar também. Você gostaria de estar nessa cidade? O que você desenharia?

Como dito antes, há muitas histórias paralelas ocorrendo para serem observadas pelas crianças: os afazeres de adultos e crianças; a profissão de alguns, como o policial; as casas e os estabelecimentos comerciais, entre outros. Converse sobre cada detalhe e deixe-os procurarem cenas que podem ser interessantes de discutir com os colegas. Essa busca ativa engaja ainda mais as crianças com a leitura do livro. 

Por fim, não deixe de abrir espaço para comentários pessoais sobre a narrativa, passagens que mais chamaram atenção, detalhes difíceis de serem vistos, a cor da cidade, entre outros.

Um desdobramento possível

Podemos propor uma situação bastante lúdica: se imaginar dentro da história como se fosse um personagem. Em uma roda de conversa, pergunte as crianças o que fariam se fossem uma personagem da história que acabaram de ler e apreciar. Incentive-os a falarem, criarem novos acontecimentos, a viverem a situação e, enfim, pergunte o que desenhariam se fossem a menina. Em seguida, entregue uma sulfite e giz de cera e peça que ilustrem o que gostariam que tivesse na história se fossem a ilustradora.  Abra uma roda de apreciação para comentarem os desenhos feitos e exponha no mural da sala, junto com uma cópia da capa do livro.