Dicas de Livros | Blog A Taba
  • Livros
    • Resenhas
    • Clube de Leitores
    • Listas
  • Como ler?
    • Na escola
    • Na família
  • Colunas
  • Conteúdos
    • Colecionáveis
    • Cursos On line
    • E-Books
    • Eventos
    • Podcast
  • Assine
  • Taba na Escola
  • Livros
    • Resenhas
    • Clube de Leitores
    • Listas
  • Como ler?
    • Na escola
    • Na família
  • Colunas
  • Conteúdos
    • Colecionáveis
    • Cursos On line
    • E-Books
    • Eventos
    • Podcast
  • Assine
  • Taba na Escola
Monstros – 3 e 4 anos
Materiais sobre os livros enviados

Monstros – 3 e 4 anos

Monstros, de Alice Hoogstad é um dos livros selecionados pela Taba na Escola para as crianças de 3 e 4 anos. Saiba como trabalhá-lo na escola.


Por Erica de Faria Dutra
Por Erica de Faria Dutra
2 de agosto de 2021 ‧ 3 de agosto de 2021
Leitura de 4 minutos

Monstros, de Alice Hoogstad é o título escolhido pela Taba na escola para os leitores de 3 e 4 anos.

Monstros é um livro imagem que permite muitas conversas e discussões a respeito dos inúmeros acontecimentos que ocorrem em uma cidade tão grande como a que somos apresentados ao abrir cada página dupla. Podemos nos concentrar no que a protagonista faz ao colorir as paredes das casas da cidade, nas formas que ganham vida e no como isso impacta a vida das pessoas ou também observar como os adultos estão ocupados em seus afazeres e pensar a respeito da vida naquele lugar.

Alice Hoogstad é holandesa, nasceu em Rotterdan e estudou para ser ilustradora. Monstros já conquistou o prêmio holandês de ilustração Gouden Penseei, em 2015.

Saiba mais sobre o livro, clicando aqui.

BNCC – objetivos de aprendizagem e desenvolvimento

(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.

(EI03EF07) Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.

(EI03EF08) Selecionar livros e textos de gêneros conhecidos para a leitura de um adulto e/ou para sua própria leitura (partindo de seu repertório sobre esses textos, como a recuperação pela memória, pela leitura das ilustrações etc.).

Objetivos desta proposta: 

Espera-se que as crianças possam:

  • Apreciar a narrativa e poder comentar suas impressões considerando os principais acontecimentos da história; 
  • Considerar as ilustrações e suas características, como a cor, para a construção de sentidos;
  • Ouvir os colegas.

Proposta: Leitura em voz alta feita pelo professor

Lendo com as crianças

A leitura de um livro imagem pressupõe que o professor não crie uma narrativa verbal porque o enredo já foi criado pelo autor. Por esse motivo, a ideia é mostrar as imagens e escutar os comentários que as crianças vão fazendo, propor algumas perguntas que ajudem a observar certas cenas, o personagem, algo que possam contribuir para a compreensão leitora. Para isso, é interessante dividi-la em pequenos grupos de modo que consiga realizar a leitura com todos acompanhando as imagens. Assim, poderão apreciar cada detalhe das ilustrações. 

Chame atenção para a menina, logo nas primeiras páginas do livro com os vários gizes de cera levando o leitor para dentro da história. Assim que começa a narrativa, um fio vermelho chama atenção, é a mesma garotinha que desenha um coração na parede. Logo em seguida podemos notar que ele, o coração, se desprende e está na boca do cachorro, como uma bexiga, que segue a protagonista. Ela não para, continua a desenhar no chão e nas paredes monstros que também ganham vida e, quando chega no quarto desenho, aproximadamente, esses seres fantásticos começam a dar um colorido para a cidade preta e branca e a atrapalhar a vida de alguns moradores. A menina continua até os monstros se sobressaírem nas imagens e a cidade ficar totalmente colorida. 

Vale conversar com as crianças assim que os primeiros monstros começam a aparecer:

  • O que vocês acham que está acontecendo com esses desenhos que a menina está fazendo?
  • A cidade está mudando, o que está acontecendo? Como você sabe disso?
  • Qual parte você mais gosta: a cidade colorida ou a preta e branca? Por que fez essa escolha?

Quando os monstros tiverem dominando a página dupla, peça para as crianças comentarem: 

  • O que pode acontecer nessa cidade agora? A menina vai continuar a desenhar? 
  • E os adultos, estão gostando? Como sabemos disso?
  • Para onde vocês acham que os monstros foram quando passou a chuva? Você acha que as crianças vão começar a desenhar e pintar de novo? O que fez pensar assim?

Observe a fisionomia dos monstros: 

  • Vocês acham que esses monstros são bravos? O que faz vocês pensarem assim?

Podemos perceber em certas passagens da história que outras crianças passam a desenhar também. Você gostaria de estar nessa cidade? O que você desenharia?

Como dito antes, há muitas histórias paralelas ocorrendo para serem observadas pelas crianças: os afazeres de adultos e crianças; a profissão de alguns, como o policial; as casas e os estabelecimentos comerciais, entre outros. Converse sobre cada detalhe e deixe-os procurarem cenas que podem ser interessantes de discutir com os colegas. Essa busca ativa engaja ainda mais as crianças com a leitura do livro. 

Por fim, não deixe de abrir espaço para comentários pessoais sobre a narrativa, passagens que mais chamaram atenção, detalhes difíceis de serem vistos, a cor da cidade, entre outros.

Um desdobramento possível

Podemos propor uma situação bastante lúdica: se imaginar dentro da história como se fosse um personagem. Em uma roda de conversa, pergunte as crianças o que fariam se fossem uma personagem da história que acabaram de ler e apreciar. Incentive-os a falarem, criarem novos acontecimentos, a viverem a situação e, enfim, pergunte o que desenhariam se fossem a menina. Em seguida, entregue uma sulfite e giz de cera e peça que ilustrem o que gostariam que tivesse na história se fossem a ilustradora.  Abra uma roda de apreciação para comentarem os desenhos feitos e exponha no mural da sala, junto com uma cópia da capa do livro. 

Comentar

Use o formulário abaixo para deixar um comentário sobre esta postagem.

Artigo anterior Achou? - 0 a 2 anos
Próximo artigo Bárbaro - 5 anos
25 livros para celebrar o Natal

Mais vistos

  • 18 parlendas para brincar em casa ou na escola

    18 parlendas para brincar em casa ou na escola

    Sem categoria
  • Livros infantis grátis!

    Livros infantis grátis!

    E-Books
  • O meu pé de laranja lima

    O meu pé de laranja lima

    Se emocionar
  • Poesia para crianças: 10 motivos para ler poemas para crianças

    Poesia para crianças: 10 motivos para ler poemas para crianças

    Na família
  • Resumo: O Diário de Zlata: a Vida de Uma Menina na Guerra

    Resumo: O Diário de Zlata: a Vida de Uma Menina na Guerra

    Resenhas
  • Conheça 7  tipos de parlendas

    Conheça 7 tipos de parlendas

    Na família
  • 18 livros de história infantil para rir e se divertir

    18 livros de história infantil para rir e se divertir

    Resenhas
  • Os nove pentes d´África

    Os nove pentes d´África

    Resenhas
  • Resenha: Ana Z. Aonde Vai Você?

    Resenha: Ana Z. Aonde Vai Você?

    Viajar para mundos fantásticos
  • Guia de brincadeiras – e-book grátis

    Guia de brincadeiras – e-book grátis

    E-Books

Categorias

  • A Taba conta
  • Blog
  • Clube de Leitores
  • Colecionáveis
  • Colunas
  • Cursos On line
  • E-Books
  • Eventos
  • Eventos A Taba na Escola
  • Listas
  • Livros
  • Livros do mês
  • Livros do mês – A Taba na Escola
  • Materiais sobre os livros enviados
  • Na escola
  • Na família
  • Resenhas
  • Sem categoria
Tartaruga Nara

Acompanhe a gente!

Recebe as novidades da Taba em primeira mão

    • Sobre A Taba
    • Junte-se a nossa aldeia
    • Termos de uso
    • Política de Privacidade
    • Dúvidas
    Fale com A Taba

    Fale com A Taba

    (11) 9.5906 9982 (WhatsApp)

    seg a sex, das 9h à 18h

    Entre em contato
    • mala de herança
    ©2023 A Taba. O plano de assinaturas consiste na contratação pelo CLIENTE, por tempo determinado ao plano de fornecimento mensal de livros. Leitura em rede livros - Ltda ME CNPJ 08.705.395.0001/30 | Inscrição Municipal/Estadual 142.169.626.116 | Entre em contato
    Desenvolvido por ROI Mine
    ROI Mine