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Bárbaro – 5 anos

Bárbaro – 5 anos

Bárbaro: um dos mais premiados livros infantis brasileiros é a escolha da Taba na Escola para as crianças de 5 anos.


Bárbaro: um dos mais premiados livros infantis brasileiros é a escolha da Taba na Escola para as crianças de 5 anos!

Bárbaro conta a história de um guerreiro valente, que enfrenta os maiores desafios ao longo de uma jornada heroica e perigosa.

Sua luta é com dragões, serpentes, leões, pássaros que cospem fogo e tudo o que mais de terrível pode existir em uma expedição.

Toda a aventura termina de um jeito inusitado, irreverente, que levará o leitor a ressignificar tudo o que leu e a se deliciar ainda mais com a potência da infância.

O livro fez parte da lista da Revista Crescer, que indica os 30 melhores títulos do ano (em 2014) e ainda recebeu o selo de Altamente Recomendável, pela FNLIJ.

Renato Moriconi tem mais de 40 livros publicados e para saber mais sobre ele basta acessar seu blog: http://moriconi.com.br – acesso em 14 de jun/2021.

BNCC – objetivos de aprendizagem e desenvolvimento

(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.

(EI03EF07) Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.

(EI03EF08) Selecionar livros e textos de gêneros conhecidos para a leitura de um adulto e/ou para sua própria leitura (partindo de seu repertório sobre esses textos, como a recuperação pela memória, pela leitura das ilustrações etc.).

Objetivos desta proposta

Espera-se que as crianças possam:

  • Apreciar uma narrativa visual, se engajando com um personagem aventureiro e guerreiro;
  • Comentar suas impressões sobre a aventura vivida pelo personagem e se surpreender com o final inesperado;
  • Observar a regularidade das ações do personagem durante a maior parte do enredo e os detalhes que poderão ser utilizados para a compreensão da história;
  • Ouvir os colegas e considerar a opinião deles em seus comentários. 

A proposta – Leitura em voz alta pelo professor/a e conversa apreciativa

Lendo com as crianças

Para ler este livro com sua turma, é interessante dividi-la em pequenos grupos de modo que consiga realizar a leitura com todos acompanhando as imagens. Assim, poderão apreciar cada detalhe das ilustrações. A leitura de um livro imagem pressupõe que o professor não crie uma narrativa verbal porque o enredo já foi criado pelo autor. Por esse motivo, a ideia é mostrar as imagens e escutar os comentários que as crianças vão fazendo, propor algumas perguntas que ajudem a observar certas cenas, o personagem, algo que possam contribuir para a compreensão leitora. Por exemplo: depois de algumas páginas você pode pedir que antecipem onde o guerreiro estará na próxima página: em cima ou embaixo? Qual será a próxima aventura que ele vai desbravar? 

Chame atenção para os olhos do cavaleiro, sempre fechados, questione onde ele pode estar passando, que espaço seria aquele com tantos selvagens, perigos, animais pré-históricos, lendas. Depois das labaredas de fogo, quando ele estiver parado, acompanhe de perto as reações do guerreiro a cada página dupla. Os desafios desapareceram, o que será que aconteceu? O que a mudança na fisionomia do guerreiro revela? Onde ele está?

Depois de ouvir as crianças, mostre a página em que um homem estende seus braços para pegá-lo, quem será? Por que ele chora? O que vai acontecer?

Ao virar a página todas as respostas poderão ser dadas, mas elas não são óbvias. É preciso muita conversa para compreenderem que o menino estava no carrossel e por esse motivo ora estava no alto, ora embaixo da página. O homem possivelmente era seu pai, que o tirava do brinquedo. Tudo o que lemos no livro, antes de descobrir o final, se referia a brincadeira do menino no carrossel. As crianças podem chegar a essas conclusões, não é preciso explicar. Voltar para o início da história quando o menino se prepara para brincar e, em algumas passagens em que ele sobe e desce, podem contribuir para uma melhor compreensão. 

A capa pode trazer um novo significado para a ilustração. Já havia uma pista valiosa nela, a linha vertical, no meio do cavalo, já é um indício do carrossel, evidente por completo quando lemos o final. Discutir o significado do título também pode ser uma possibilidade de conversa. “O que significa bárbaro?” Para os gregos antigos, bárbaro era a pessoa de outra civilização, que falava outra língua, em suma, um estrangeiro.  Contudo, essa palavra pode ser compreendida também como alguém cruel, feroz. Há outro significado possível para bárbaro, uma pessoa bárbara pode ser aquela que é incrível, maravilhosa. Contudo, essa não pode ser a compreensão dada para esta história. 

Depois de ler para todos os pequenos grupos, reserve um momento da rotina para que todos apreciem novamente as imagens com seus livros em mãos. Uma nova conversa pode ser promovida, agora com todos da turma, para ampliar ainda mais a compreensão das crianças, a fim de considerarem outros pontos de vistas. 

  • Por que vocês acham que o livro chama Bárbaro?
  • O que o guerreiro está enfrentado? Qual era sua missão?
  • Como sabemos que ele está brincando?
  • Qual foi sua reação ao ver o final da história? O que achou?

Um desdobramento possível

Proponha as crianças a criação de mais uma página dupla do livro, depois que o guerreiro passou as labaredas de fogo, qual outro perigo poderia ter enfrentado? Peça que criem um novo desafio e que utilizem diferentes materiais – canetinha, giz de cera, tinta, papeis diversos, entre outros – para conferir um efeito estético atrativo. Depois promova uma roda de apreciação das ilustrações feitas e peça para cada um contar aos colegas o que foi criado. Vale uma exposição dos desenhos no mural da sala ou da escola, com uma breve contextualização da leitura do livro. 

Tem vídeo da Fafá contando essa história também! Confira: