
Adultos que leem com crianças são mais felizes
Neste mês de março, o Clube de Leitores A Taba inicia uma campanha para divulgar alguns dos benefícios que a prática de leitura pode trazer para as pessoas de qualquer idade.
Todos os adultos, sejam eles familiares ou educadores, desejam crianças felizes, fortes e saudáveis, não é mesmo?
Mas, você sabia que viver momentos de leitura com os pequenos traz muitos benefícios não só para eles, mas também para os adultos?
É isso mesmo. Familiares e educadores que leem com as crianças são mais felizes.
Por isso, neste mês de março, o Clube de Leitores A Taba inicia uma campanha para divulgar alguns dos benefícios que a prática de leitura pode trazer para as pessoas de qualquer idade.
Leitores são mais empáticos
“Os leitores vivem mais contentes e satisfeitos do que os não leitores, e são, em geral, menos agressivos e mais otimistas”, é o que o afirma um estudo realizado pela Universidade de Roma III, publicado em 2016.
Isso porque, o contato com as histórias, abre espaço para que se conheça realidades diferentes, mostrando que existem muitas possibilidades para viver, pensar e sentir. É por isso que sabemos também que as pessoas que leem mais tendem a ser mais empáticas e compreensivas.
Crianças felizes são mais saudáveis. E adultos também.
Alguns estudos publicados em revistas especializadas em saúde revelaram alterações significativas no cérebro de adultos e crianças enquanto leem um livro.
Crianças que têm acesso a palavras e ao contato com adultos durante a apreciação de um livro tendem a ser mais saudáveis e a serem menos propensas a alguns distúrbios de comportamento, como déficit de atenção e ansiedade.
Segundo a pesquisadora portuguesa Clementina Pires de Almeida – que conduziu um estudo sobre o impacto da prática de contar histórias com bebês – “Os cérebros ficam mais ativos com o hábito de ler e mergulhar nas histórias e isso ajuda o cérebro a se proteger das doenças mentais”.
Ler livros auxilia na ampliação do vocabulário e no processo de alfabetização

É comum que adultos associem a experiência da leitura à ampliação do vocabulário das crianças, mas você já parou para pensar que também aprende novas palavras enquanto lê para seu filho ou filha?
Sim, conhecer novas palavras nos ajuda a interpretar melhor o mundo, a nomear as coisas e sentimentos. Condições fundamentais para a saúde psíquica e o exercício consciente da cidadania.
Por outro lado, o número de palavras que as crianças ouvem nos primeiros anos de vida está diretamente relacionado com o vocabulário que terão aos dois anos de idade e com o sucesso em seu processo de alfabetização.
Um estudo realizado pela pesquisadora Regina Scarpa, sobre o impacto das práticas de leitura na escola em crianças de famílias de regiões com alta vulnerabilidade social, provou que mesmo aquelas oriundas de famílias analfabetas apresentaram grande prontidão para o processo de alfabetização, ao terem contato diário com livros através de seus professores.
Ou seja: ler todos os dias facilita – e muito – o processo de aquisição da leitura e da escrita.
Crianças felizes vivem mais
Outro estudo realizado pela Escola Pública de Saúde da Universidade de Yale provou que pessoas que leem têm mais chances de ter uma vida longa.
A leitura mantém a mente ativa. E durante a experiência de acompanhar uma história, o cérebro se mantém focado, imerso. Isso favorece o engajamento cognitivo, exercitando a mente do mesmo modo que uma brincadeira em um parque ou uma aula de ginástica.
O estudo também provou que a leitura de livros produzia mais impactos positivos do que a leitura de jornais e revistas. Isso porque um livro envolve mais o leitor, reduzindo os níveis de estresse e aumentando a produção de hormônios que favorecem o bem estar e a satisfação pessoal.
Ler alimenta a imaginação e amplia a capacidade de resolver problemas

Conhecer novas histórias amplia a capacidade de imaginação.
As palavras são excelentes alimentos para o cérebro.
Ao ler ou ouvir uma história, conhecemos novos mundos reais e também imaginários. Isso torna a nossa mente mais flexível – condição fundamental para a resolução de problemas.
Crianças que ouvem histórias antes de dormir, têm um sono mais tranquilo
É isso mesmo. Outro benefício da leitura é o favorecimento de uma noite de sono mais tranquila.
Ao dedicar um tempo para estar ao lado da criança, antes de dormir, os adultos promovem um momento de contato seguro e afetivo, onde os pequenos se sentem acolhidos para mergulharem no universo do fantasia e do sonho.
Uma boa história, ativa áreas do córtex motor, sensorial e frontal: fundamentais para assimilação de novas informações e para a construção de vínculos.
Por isso, o momento de ler junto com os pequenos pode favorecer a conexão entre adulto e crianças, estreitando vínculos e criando memórias que duram para sempre.
Que tal começar a incentivar a leitura em família contando com a ajuda de uma equipe apaixonada por histórias?
Assine A Taba e faça parte da aldeia de leitores mais felizes do Brasil!