Dicas de Livros | Blog A Taba

A leitura ajuda no desenvolvimento infantil? Para nos ajudar a responder essa pergunta, chamamos Luciana Brites, psicopedagoga e CEO do Instituto Neurosaber, organização que compartilha conhecimento sobre aprendizagem, desenvolvimento e comportamento na infância e na adolescência.

Segundo a especialista, não só pode: a leitura colabora muito para o desenvolvimento infantil, principalmente nos primeiros anos de vida, quando a criança tem um potencial enorme de desenvolver linguagem, afeto…

“Filho de professor costuma ler já com cinco anos, porque professor, quando descobre que vai ter filho, compra livro de tudo e começa a estimular desde muito cedo. Esse é um dos valores mais significativos para a alfabetização, por exemplo”, ela conta.

A psicopedagoga ainda fala que a “leitura interativa”, ou seja, em conjunto, que promove um encontro entre adultos e crianças, tem mais impacto no desenvolvimento escolar de uma criança que o ensino de conteúdos acadêmicos.

Afinal, ali também é ensinado. Apesar da literatura não ter uma obrigação de ensinar algo, é um território em que são transmitidos valores, conceitos, ideias caras à nossa sociedade.

E como proporcionar esse interesse pelos momentos de leitura? Luciana Brites explica que os adultos têm de dar o exemplo. “Quando os pais mostram que aquilo tem importância, você demanda tempo, demanda atenção, os filhos automaticamente também fazem isso.”

Ficou curioso? Quer saber mais sobre como a leitura pode estimular o desenvolvimento da sua criança? Confira o podcast da Taba no seu tocador favorito.

Estamos no Spotify e em diversos tocadores, como Deezer, Google Podcasts, Breaker, Pocket Casts e Radio Public.

Livros citados no terceiro episódio:

Tom, de André Neves, da editora Projeto

As princesas também soltam pum, escrito por Ilan Brenman e ilustrado por Ionit Zilberman, da editora Brinque-Book

Leia mais sobre leitura e desenvolvimento infantil:
A importância da leitura infantil no desenvolvimento de uma criança