Podcast

Pode ler para estimular o desenvolvimento infantil?

A leitura ajuda no desenvolvimento infantil? Para nos ajudar a responder essa pergunta, chamamos Luciana Brites, psicopedagoga e CEO do Instituto Neurosaber, organização que compartilha conhecimento sobre aprendizagem, desenvolvimento e comportamento na infância e na adolescência.

Segundo a especialista, não só pode: a leitura colabora muito para o desenvolvimento infantil, principalmente nos primeiros anos de vida, quando a criança tem um potencial enorme de desenvolver linguagem, afeto…

“Filho de professor costuma ler já com cinco anos, porque professor, quando descobre que vai ter filho, compra livro de tudo e começa a estimular desde muito cedo. Esse é um dos valores mais significativos para a alfabetização, por exemplo”, ela conta.

A psicopedagoga ainda fala que a “leitura interativa”, ou seja, em conjunto, que promove um encontro entre adultos e crianças, tem mais impacto no desenvolvimento escolar de uma criança que o ensino de conteúdos acadêmicos.

Afinal, ali também é ensinado. Apesar da literatura não ter uma obrigação de ensinar algo, é um território em que são transmitidos valores, conceitos, ideias caras à nossa sociedade.

E como proporcionar esse interesse pelos momentos de leitura? Luciana Brites explica que os adultos têm de dar o exemplo. “Quando os pais mostram que aquilo tem importância, você demanda tempo, demanda atenção, os filhos automaticamente também fazem isso.”

Ficou curioso? Quer saber mais sobre como a leitura pode estimular o desenvolvimento da sua criança? Confira o podcast da Taba no seu tocador favorito.

Estamos no Spotify e em diversos tocadores, como Deezer, Google Podcasts, Breaker, Pocket Casts e Radio Public.

Livros citados no terceiro episódio:

Tom, de André Neves, da editora Projeto

As princesas também soltam pum, escrito por Ilan Brenman e ilustrado por Ionit Zilberman, da editora Brinque-Book

Leia mais sobre leitura e desenvolvimento infantil:
A importância da leitura infantil no desenvolvimento de uma criança

Autor Ataba

Luísa Cortés Apaixonada por histórias desde criança, não deu outra: foi estudar Letras e Jornalismo para contar as suas próprias. Hoje, edita o blog da Taba, numa missão de contaminar cada vez mais pessoas com o vírus da leitura.

compartilhe essa leitura!

deixe seu comentário!

1 comentários

MARIANA GARCIA BERTALOT

6 de March de 2020

Olá pessoal, primeiramente gostaria de dizer que estou cada dia mais encantada com a plataforma de vocês. Essa imensidão de provocações em torno da leitura.
Estou seguindo os podcast, um mais maravilhoso que o outro. E quando eu escutei esse último fique com a sensação de que falta algo.
Leio para crianças de 0 à 5 anos em uma biblioteca infantil e a minha luta diária é mostrar para os pais que a leitura, a história e o livro têm muito mais a oferecer do que apenas o estímulo cognitivo e neurológico da criança.
Sou fonoaudióloga e em minha prática clínica, uso constantemente os livros de uma maneira muito ampla, que vai além de conquistar essa ou desenvolver aquela habilidade.
Talvez tudo esteja relacionado com a minha forma de lidar com o livro. Pra mim, quando leio uma história para um grupo ou uma criança eu estou mais do que estimulando, eu estou compartilhando uma paixão e isso é imediatamente percebido e compreendido pelas crianças.

Obrigada por compartilhar essa paixão!
Mariana

responder