Dicas de Livros | Blog A Taba
Pode Ler para aproximar as crianças de temas difíceis?

Pode Ler para aproximar as crianças de temas difíceis?

Neste episódio do Pode Ler, o podcast da Taba, a psicóloga Camila Villares fala sobre livros que abordam temas difíceis, usados em processos terapêuticos


A literatura como forma de aproximar as crianças de temas difíceis é o assunto do novo episódio do Pode Ler, o podcast da Taba.

Para participar dessa conversa, convidamos Camila Vilares, psicóloga clínica e familiar, especialista em terapia, Reiki e renascimento.

Ela criou o projeto Livroterapia, que tem como objetivo criar momentos para que os adultos possam se conectar com a sua criança interna e com a criança que educam a partir de um bom livro ilustrado e de uma vivência.

Os encontros são sessões de terapia em grupo, e os livros funcionam como ferramentas para despertar questões pessoais dos participantes. “Para cada pessoa [a leitura] mexe de uma forma. Cada um contribui com aquilo que despertou”, explica Camila.

Não faltam temas difíceis presentes no nosso dia a dia, e a psicóloga observa na prática como a leitura literária pode ser uma boa forma de lidar com esses assuntos. “Entendo que o livro também é uma ferramenta de acessar questões do inconsciente, porque o livro é uma arte. Ele desperta o que está mais importante na pessoa naquele momento.”

É um “espaço de estar junto”, como ela mesma diz. Uma “ferramenta de mudança, de autocuidado, de trazer emoção, sentimento”. É também uma forma da família trazer à tona aquilo que tem dificuldade de falar, da criança aprender a entender e nomear suas emoções, como o medo, a raiva, a tristeza, de exercitar a empatia.

Confira o episódio abaixo com Camila Vilares.  A conversa está disponível no Spotify e em diversos tocadores, como DeezerGoogle PodcastsBreakerPocket Casts e Radio Public. Ouça no seu preferido.

Livros citados no episódio:

Meu pequenino, Germano Zullo

A árvore generosa, Shel Silverstein

Lá e aqui, Odilon Moraes e Carolina Moreyra

O matador, Wander Piroli