Dicas de Livros | Blog A Taba
Inesquecíveis  2017 – 10 livros para ficar na memória dos pequenos leitores

Inesquecíveis 2017 – 10 livros para ficar na memória dos pequenos leitores

A Taba revela a vocês, leitores, os livros que mais chamaram a nossa atenção, dentre as obras que lemos e selecionamos durante o ano de 2017.


É comum vermos em alguns sites várias listas com os melhores livros publicados no ano anterior, selecionados segundo os critérios de grupos de diferentes especialistas e interessados no assunto.
Embora nem todas as instituições divulguem seus processos de seleção, bem como os critérios que os levaram a recomendação dessas obras, essas listas e premiações muitas vezes orientam a escolha do público em geral, conferindo grande visibilidade aos títulos indicados. Sem dúvida, uma grande responsabilidade.
Pela reputação e credibilidade conquistada em seus quatro anos de existência, A Taba recebe regularmente dezenas de livros de diferentes editoras. Nossa equipe, então, se dedica à leitura dos mesmos, selecionando-os para nosso serviço de assinatura no Clube de Assinatura A Taba, para as listas de recomendações que publicamos regularmente e para os acervos que montamos segundo à necessidade de diferentes clientes.
Com base nesse repertório, A Taba revela a vocês, leitores, os livros que mais chamaram a nossa atenção, dentre as obras que recebemos durante o ano que passou.
Para essa seleção, foram observados os seguintes aspectos:
a. Ano de publicação;
b. Qualidade estética e literária da obra – linguagem empregada no texto, ilustração, projeto gráfico, visão de infância e de leitor;
c. Diversidade de autores (nacionais e estrangeiros);
d. Diversidade de editoras.
Confira, a seguir, em ordem alfabética, os 10 livros inesquecíveis de 2017, segundo a equipe da Taba:


Abecedário de personagens do folclore brasileiro
Escrito por: Januária Cristina Alves
Ilustrado por: Berje
Editora: Sesc e FTD
Com uma pesquisa cuidadosa sobre os personagens que habitam o imaginário do povo brasileiro, Januária Alves construiu uma obra que constitui um verdadeiro baú.
Impossível ler cada um dos verbetes sem se recordar das histórias ouvidas em algum lugar da infância ou mesmo ser surpreendido por outras narrativas desconhecidas e que fazem parte de nosso rico e diverso repertório oral. As belíssimas ilustrações criadas por Berje e o projeto gráfico primoroso, valorizam ainda mais essa obra indispensável à biblioteca de leitores de todas as idades.

  • Para leitores de todas as idades, para viajar para mundos fantásticos.

***

Barbazul
Escrito por: Anabella López
Ilustrado por: Anabella López
Editora: Aletria
Nesse livro, a argentina Anabella López empresta seu talento para nos contar a sua versão da história que ficou conhecida em todo mundo graças ao francês Charles Perrault.
Nela, um homem malvado – que guarda um terrível segredo – confia à jovem esposa uma chave mágica que dá acesso a um quarto proibido de seu castelo, pedindo-lhe que o cômodo nunca seja aberto. O que estaria guardado nesse espaço escuro e sombrio?
Essa é uma pergunta que apenas os leitores curiosos e corajosos poderão descobrir…

  • Para leitores experientes, para ler sozinho, para sentir medo, para pensar sobre a vida.

***

L de Livro
Criado por: Estúdio Lógos
Editora: Companhia das Letrinhas
Neste livro, as letras de nosso alfabeto aparecem em criativas composições criadas pelo Estúdio Logos.
Com imagens que exploram a forma de cada uma das iniciais das palavras representadas, a obra desafia o leitor a encontrar as letras escondidas em meio às páginas que são verdadeiras obras de arte.

  • Para leitores iniciantes e bebês, para ler acompanhado, para rir e se divertir.

***

Livro Clap
Escrito por: Madalena Matoso
Editora: Companhia das Letrinhas
No Livro Clap, Madalena Matoso explora por meio movimento de abrir e fechar as páginas a sonoridade presente no encontro entre diferentes objetos e partes do corpo. Assim, é possível brincar com músicos tocando pratos, tambores, triângulos ou sanfonas, com borboletas e pássaros voando,  amigos se cumprimentando e muito mais! O texto curto dá destaque a representação escrita de cada um dos sons emitidos, ampliando as descobertas e surpresas que surgem a cada página.
E quem entrar na brincadeira ainda pode ganhar uma salva de palmas e voltar ao início do livro para começar tudo de novo!

  • Para bebês, para rir e se divertir, para brincar.

***

Mindinho maior de todos
Escrito por: Juliana Valverde
Ilustrador: Feres Khoury
Editora: OZé
Poemas miúdos, para serem lidos e desfrutados por olhos sensíveis e abertos ao encanto produzido pelas palavras. É esta a matéria da qual é feita o livro de Juliana Valverde.
Nos delicados textos a autora fala do medo, da solidão, da coragem, do amor e de muitas outras grandes questões humanas. Cada poema revela um olhar sobre o mundo, provocando e despertando muitas perguntas a serem respondidas e sentimentos a serem compartilhados com o leitor. Um livro relicário. Para ler e guardar.

  • Para leitores experientes, para ler sozinho, para se emocionar.

***

O dia da festa
Escrito e ilustrado por: Renato Moriconi
Editora: Pequena Zahar
Diz a lenda, que um dia um unicórnio chegaria à Terra e escolheria um reino onde viveria, trazendo paz, saúde e prosperidade a todos.
Esse animal encantado seria reconhecido pelo povo por seu chifre característico e também por seu porte elegante e imponente.
Será que todos estarão prontos para vê-lo chegar? Em O dia da festa o premiado artista Renato Moriconi brinda – mais uma vez – seus leitores com uma narrativa que mais parece um sonho – seja pelas belíssimas imagens criadas a partir de colagens feitas com obras-primas da história da Arte, seja pelo final surpreendente que nos provoca a voltar ao início da obra, tentando descobrir os inúmeros detalhes que talvez não tenhamos percebido.

  • Para leitores de todas as idades, para rir e se divertir, para pensar sobre a vida.

***

O diário de Blumka
Escrito por: Iwona Chmielewska
Ilustrado por: Iwona Chmielewska
Editora: Pulo do Gato
Ano: 2017
Na capa, uma menina voa sobre o que parece ser a folha de um caderno, enquanto é observada por um curioso senhor no canto esquerdo da página.
Na folha de rosto, as posições se invertem: é ela quem se volta para o alto, olhando para o corpo de um homem que lhe acena. Avançando um pouco mais, o leitor se depara com um grupo de crianças juntas de um adulto, preparadas para serem fotografadas. Quem são essas pessoas? Que história pretendem nos contar? Pelas palavras do Diário da menina Blumka, somos apresentados a cada um dos personagens e da história que os uniu em um orfanato de Varsóvia, às vésperas da Segunda Guerra Mundial. E pouco a pouco, tornamo-nos cúmplices de uma narrativa poética e envolvente, cujo final surpreendente nos trará muitas perguntas para pensar…

  • Para leitores autônomos e experientes, para ler sozinho, para pensar sobre vida, para se emocionar, para conversar sobre assuntos difíceis.

***

O menino perfeito
Escrito e ilustrado por: Bernat Cormand
Editora: Livros da Matriz
Ano:2017
Aluno aplicado, filho obediente, sempre solícito: assim é Daniel – o menino perfeito. Ao longo das páginas do primoroso livro de Bernat Cormand, vamos conhecendo um dia na vida do garoto. As ilustrações feitas em cores pálidas, com um traço que se assemelha a uma fotografia, convida o leitor a observar a rotina de Daniel como quem observa um quadro distante. O texto conciso, construído a partir de pequenas frases, parece estabelecer um pacto silencioso, como se o autor nos fizesse uma confissão, preparando-nos para o final surpreendente que virá.

  • Para leitores de todas as idades, para ler acompanhado, para pensar sobre a vida, para se emocionar.

***

Rosa
Escrito e ilustrado por: Odilon Moraes
Editora: Edições Olho de Vidro
Ano:2017
Neste tocante livro-álbum, Odilon faz uma belíssima homenagem a um dos maiores escritores brasileiros: Guimarães Rosa. Enquanto o texto nos conta uma história, as imagens parecem narrar outra. Cabe ao leitor se aventurar pelas páginas em busca de uma “terceira margem” que lhe possibilite apreender toda a poesia construída pelo autor.

  • Para leitores experientes, para ler sozinho e acompanhado, para se emocionar, para pensar sobre a vida.

***

Todos eles viram o gato
Escrito por: Brendan Wenzel
Editora: Publifolha
Um gato passeia pelo mundo, com seus bigodes, orelhas e patas… E em seu caminho encontra a cada momento um bicho que parece vê-lo de uma forma diferente. Como o próprio título diz, todos parecem ter visto um animal. Mas, será que viram realmente o mesmo gato? Para o garoto, ele parece muito fofinho. Para o cachorro, uma figura frágil e assustada. E para a raposa? Como será? As belíssimas ilustrações contribuem para mostrar ao leitor as diferentes percepções de cada um dos personagens sobre o protagonista desta história, conferindo ainda mais graça e profundidade ao texto.

  • Para leitores de todas as idades, para rir e se divertir, para pensar sobre a vida.

Conhece alguns destes títulos? Conte para a gente como foi a sua experiência de leitura!