Dicas de Livros | Blog A Taba
A leitura para crianças tem reflexo pela vida toda

A leitura para crianças tem reflexo pela vida toda

Leitura para crianças é um hábito muito importante para desenvolver diversas qualidades ao longo de seu crescimento. Confira quais são elas!


Que a leitura é importante em todas as fases da vida já se sabe. Na infância, sobretudo, a leitura para crianças contribui para o desenvolvimento de diversas formas. Amplia a capacidade de compreensão e comunicação, desenvolve a empatia e o amadurecimento emocional, o pensamento crítico e o vínculo com os adultos que leem para elas. 

Quando as crianças têm acessos a livros infantis de qualidade, o hábito de leitura tem muito mais possibilidades de se fazer presente e o impacto desse hábito é para sempre. 

Estudos demonstram que crianças que cresceram cercadas por livros tem mais chances de sucesso na vida adulta. Elas têm mais repertório, adquirido a partir das leituras experimentadas. Conheceram outros mundos, outras realidades, diversas formas de encarar as questões da vida, resolver problemas, tudo isso a partir das narrativas guardadas nos livros

Como incentivar o hábito da leitura para crianças?

Tenha em mente que a leitura para crianças precisa ser um momento de prazer e diversão. Qualquer coisa imposta tende a afastar os pequenos. Quem é que gosta de fazer algo obrigado?

Então, se o adulto não está muito a fim de estar presente na leitura, é melhor nem começar. Ler enquanto rola o feed do celular, com a televisão ligada ou qualquer outra distração não funciona.

A ideia é ler com a criança. Fazer desse encontro um momento gostoso para todos. Curiosas por natureza, as crianças contribuem para que a leitura seja divertida e, muitas vezes, emocionante. 

Que tal começar a leitura explorando a capa do livro? O que o título, a capa, as cores, as ilustrações e o tamanho nos dizem sobre a história? E a dedicatória? Quem será essa pessoa que ganhou um livro dedicado a si?! E se a criança ganhasse uma dedicatória, qual seria? 

Ao fazer a leitura, deixe espaço para que a criança se manifeste, coloque suas opiniões e sensações causadas pelo livro. Impedir as manifestações, além de tornar o momento menos prazeroso, nos faz perder uma riquíssima experiência de leitura para crianças. Os adultos que estão abertos ao diálogo nesse momento certamente se surpreenderão com as partilhas. Lembre-se: é uma leitura compartilhada

Um bom livro nunca se esgota em uma única leitura. Esteja preparado para ler uma, duas, três, muitas vezes. 

Pode se tornar cansativo para os adultos essa repetição, mas entregar-se sem expectativas como “já sei tudo que vai acontecer” pode surpreender. 

De repente, as crianças chamam a atenção para detalhes que passaram batidos e isso desperta em você outras possibilidades. E se na primeira leitura, o livro não agradar, dê a ele uma segunda chance. Nem sempre os grandes amores se revelam à primeira vista.

Explore a leitura com as crianças 

Muitas vezes os adultos ficam sem saber como fazer a leitura com as crianças. Porque os bons livros infantis tratam de questões da vida e dialogam com a infância que habita nos adultos também. Todos fomos crianças um dia, não é mesmo?

Antes de ler com as crianças é indicado conhecer o livro e ter feito uma leitura prévia para sentir-se confortável na partilha. Que questões suscitaram o livro em você? Que questões suscitará a leitura com os pequenos

Buscar resenhas, vídeos e comentários de outros leitores acerca dos livros contribui para ampliar a leitura dos adultos e a partilha com as crianças. É uma forma de ampliar o olhar sobre as obras. Hoje há muitos leitores partilhando suas impressões nas redes sociais. 

Um mapa para explorar o livro?

Os assinantes do Clube de Leitores A Taba recebem todos os meses junto dos livros selecionados pela nossa curadoria um mapa de exploração

Trata-se de um conteúdo exclusivo preparado para orientar o olhar sobre características interessantes da obra e, pouco a pouco, ajudar o leitor a adquirir ferramentas para ler mais e melhor. 

Muitas vezes, a obra esconde segredos que só são revelados aos leitores dispostos a desbravar cada sessão do Mapa!

Partilhar a experiência de leitura para crianças é divertido e emocionante

“Sabe, essa parte do livro me lembrou da minha bisavó e do meu bisavô que se foram. Eu sinto saudade deles, mas sempre tenho boas lembranças”, comentou um garoto de seis anos em um dos encontros de leitura para crianças promovidos pela A Taba. 

Na Taba, acreditamos que quando um livro fecha, começam as conversas. Nas rodas de leitura para crianças, os pequenos leitores têm espaço para se manifestar, trocar experiências, conhecer novos livros e outros leitores de todo o Brasil e de alguns países do exterior. 

Sábados, às 10h, crianças e adultos se encontram para ler e conversar sobre os livros enviados aos assinantes do Clube de Leitores A Taba. 

Realizados de forma virtual, os encontros são abertos a quem não é assinante também. Basta se inscrever aqui para receber o link dos encontros. 

Os livros nos aproximam 

A leitura de livros infantis é uma ótima ferramenta para aproximar adultos e crianças, construindo vínculos que duram a vida inteira. Os bons livros possibilitam que nos conectemos, dedicando tempo e presença quando compartilharmos uma leitura com os pequenos.Pesquisas recentes demonstram que a leitura em família reduz os índices de violência e amplia os canais de comunicação afetiva entre as pessoas. Motivos não faltam para incluir a leitura para crianças na rotina.