Na curadoria de maio, a vida na cidade constrasta com a da floresta. Os livros dos leitores bebês, autônomos e jovens I retratam a vida na cidade, suas dores e delícias, as relações que se desenvolvem no mundo digital. Já os leitores iniciantes, experientes e jovens II nos convida a conhecer a vida na floresta, longe dos centros urbanos, e que trazem a riqueza de conhecimento dos povos originários em narrativas pessoais e imagens documentais do premiado fotógrafo Araquém Alcântara.
Bebês
“A Casa e o seu Dono” traz contos de repetição e rimas que promovem desenvolvimento sensorial e enriquecimento do vocabulário!
Iniciantes
“O Umbigo do Mundo” mostra aos leitores a imensidão de nossa individualidade, que se inicia em nosso umbigo e se expande para o universo.
Autônomos
Em “Pequenino na Cidade”, o protagonista lida com sentimentos complexos como a ansiedade, a angústia e a perda de algo importante.
Experientes
“Ende/Você – uma história sobre a gente” conta a história de um garoto da cidade que conhece a riqueza dos povos da floresta pelas fotografias de Araquém Alcântara.
Jovens I (11-12 anos)
Em “Ainda assim te quero bem”, mãe e filha esclarecem todo o não-dito por trás de sua relação e ressignificam sua relação.
Jovens II (13-14 anos)
Com as histórias da avó, Julie se compreendeu indígena e buscou entender a estrutura de pensamento ameríndia. Em “Eu sou Macuxi e outras histórias” conhecemos o percurso desta jovem indígena.