Poesia para crianças: 10 motivos para ler poemas para crianças
Pensando na importância da leitura de poemas para a formação de leitores, a equipe da Taba listou 10 motivos pelos quais é fundamental apresentar esses textos às crianças desde cedo.
Ler poesia para criança é uma atividade fundamental para o desenvolvimento dos pequenos, e uma ótima opção caso você procure sugestões sobre como ensinar seu filho a ler.
Segundo Carlos Drummond de Andrade, as crianças são poetas por natureza.
Desde pequenas, elas brincam com a linguagem, atentando para o som das palavras, seus significados e intencionalidades.
Quando bebês, embora não entendam muitos dos sentidos das palavras que lhes são ditas, os pequenos apreciam a melodia da voz de seus pais e, frequentemente, “respondem” com balbucios e outros sons graciosos, estabelecendo uma deliciosa brincadeira com a sonoridade da comunicação humana.
Assim que aprendem a falar, logo começam a criar suas próprias expressões para se comunicar e, com o passar do tempo, descobrem que a linguagem é um jogo em que as palavras podem ser inventadas, ordenadas e faladas de diversas maneiras, dando origem a muitas interpretações.
E o que é isso senão poesia?
Para incentivar esses pequenos poetas, nada melhor que a leitura de poemas infantis, que colaboram para diversos aspectos do desenvolvimento da criança, desde a formação de seu imaginário até a desenvoltura para fala e escrita.
Pensando na importância da leitura infantil de poemas para a formação desses leitores, listamos alguns motivos pelos quais é fundamental apresentar esses textos às crianças desde cedo:
10 motivos para ler poemas infantis às crianças desde cedo
Separamos ao todo 10 motivos que comprovam a importância de ler poemas para crianças.
Confira!
1. Formação do imaginário
A poesia contribui para a formação do imaginário, do simbólico e da criatividade. Afinal, nos poemas, as palavras sempre dizem mais!
As crianças conseguem desenvolver um senso exploratório da linguagem literária a partir da poesia, buscando por sentidos nas frases poéticas profundas, que dizem muito.
Esse aspecto é ótimo para que aprendam a brincar com as palavras desde cedo e interpretar os fenômenos ao seu redor com mais facilidade.
2. Beleza
Poemas expressam a beleza por meio da linguagem literária, portanto, além de aprender, as crianças têm uma experiência de leitura prazerosa e agradável.
Essa sensações servem como incentivo para que a criança tenha mais entusiasmo na leitura e curiosidade para aprender mais.
“A poesia mostra que a língua que se lê diz mais coisas quando ela é uma língua trabalhada, artesanalmente trabalhada.”*
3. Sensibilidade estética
Os poemas contribuem para o desenvolvimento da sensibilidade estética, construindo uma ponte entre a criança, o mundo real e o simbólico.
Por meio deles é possível perceber que as coisas podem ter diferentes representações e significados.
Esses atributos são essenciais para que as crianças aprendam a atribuir significado às coisas e representá-las através da expressão artística.
4. Memorização
Outro motivo essencial para ler a poesia de criança aos pequenos é que ela colabora para a memorização e apreciação dos textos.
A presença da sonoridade nesse tipo de texto, construída por meio da poesia infantil com rimas e repetições, por exemplo, torna a recitação de poemas uma atividade muito prazerosa para os pequenos.
Esses recursos linguísticos possibilitam que as crianças memorizem e apreciem esses textos, mesmo que – a princípio – não sejam capazes de compreender todo o seu significado.
5. Percepção melódica
Ouvir e recitar poemas ajuda na percepção da melodia da linguagem, afinal, poesia e música andam juntas.
Os recursos sonoros utilizados nas poesias remetem a melodias bonitas e divertidas, colaborando não só com a memorização, mas também com a percepção melódica da criança desde de cedo.
Algumas canções de compositores brasileiros trabalham com processos poéticos extremamente refinados.
Por isso, apreciar boas canções pode ser um ótimo caminho para aproximar os leitores da linguagem poética.
6. Construção de imagens e metáforas
O poema infantil possibilitam a construção de imagens, jogos de associações de palavras e metáforas.
Eles desenvolvem um olhar curioso sobre o mundo, que reflete na maneira como constroem imagens, textos e associam diferentes elementos para formar uma unidade.
“A poesia faz ver, dá a ver os textos, dá a ver o que se lê.”*
7. Percepção de ritmos
A leitura desses textos obriga o leitor a refletir sobre a melodia, a cadência e as pausas na construção de sentido, ajudando-o a dominar ritmos fundamentais, como o da respiração, por exemplo.
Dominar esse aspecto é fundamental para o desenvolvimento da criança como um todo.
8. Interpretação de formas
Poemas exploram de maneira muito inteligente a disposição da palavra no espaço do papel.
Neles, os leitores podem aprender que textos literários vão além do conteúdo em si. A forma dos conteúdos, como ficam dispostas as palavras e como o espaço é utilizado também têm muito a dizer.
As poesias permitem que crianças façam associações entre as palavras e a forma em que estão dispostas, aumentando sua percepção sensorial e interpretação de textos.
9. Oralidade
A leitura em voz alta de poemas desenvolve a atenção a aspectos da oralidade (entonação, acentuação e ritmo), que são fundamentais nas situações de uso da fala em público.
Portanto, além de tudo, as poesias também colaboram para a oratória das crianças, que aprendem desde de cedo a se comunicar com outros e apresentar ideias.
10. Brincadeira com as palavras
Por fim, mas não menos importante, ler poemas pode ser uma ótima oportunidade de mostrar às crianças que as palavras são como brinquedos.
E tal qual as peças de um jogo de montar, basta apenas combiná-las de diferentes maneiras para que a magia da linguagem aconteça!
E aí, gostou do conteúdo?
A leitura é essencial para o desenvolvimento das crianças, por isso, é muito importante manter-se atualizado quanto a quais tipos de livros são mais valiosos para isso.
Não deixe de conferir nosso post sobre livros de alfabetização, onde listamos alguns livros essenciais para alfabetização de crianças!
* JEAN, George. Actes de la scéance. 13-4 juin.1979. In. Coloque de Paris. Apprentissage et pratique de la lecture à l’école. Paris, 1979.p,87.