Dicas de Livros | Blog A Taba

A especialista em leitura na primeira infância, Yolanda Reyes listou em seu blog Espantapájaros oito motivos para dar livros de presente às crianças.

Entre eles, “porque as crianças gostam de histórias. Porque, no fundo, cada vida é uma história. E ao espreitar as páginas de um livro, as crianças abrem os olhos para as inúmeras histórias de vida das pessoas.”

Curiosos com outros motivos que poderiam levar a presentear crianças com livros, perguntamos aos assinantes da Taba porque eles fazem isso. E tivemos respostas sensíveis, afetuosas e até poéticas.

É o caso de Luciana Prata, que pontuou os encontros que as leituras proporcionam: “livros são experiências de emoções, de aprendizado, de conhecimento, de diversão, de tempo bem vivido sozinho ou com outras pessoas. São sempre bons momentos, e isso é o melhor presente que se pode dar a alguém.”

Elisangela Alves Silva menciona a leitura como uma “magia prazerosa”; Marcia Caixeta lembra como uma boa história “nos faz sonhar”; Carolina enfatiza como esse contato com a literatura é importante para a “formação humana” não só das crianças, mas também dos adultos.

Como diferencial de nossos tempos hiperconectados, Fabiana Sampaio Braun Senna do Valle lembra da importância de estimular o cérebro sem a conexão com as telas.

Muitos acrescentam também os benefícios que a leitura pode trazer ao desenvolvimento intelectual das crianças, como vocabulário e melhoria da habilidade de comunicação.

Mas muitos lembram ainda de como a leitura é capaz de nos transportar a outros mundos, de como ela pode nos proporcionar uma compreensão melhor do mundo em que vivemos e de nós mesmos.

Aline, por exemplo, conta que sua filha adora escolher livros para dar de presente aos amigos, de acordo com o que ela conhece de cada um. “São presentes eternos”, como sugere Marcia Dias de Oliveira.

Livros são bons presentes para crianças?

Confira as respostas dos assinantes do Clube de Leitores A Taba: 

“Sim. Porque os livros são experiências de emoções, de aprendizado, de conhecimento, de diversão, de tempo bem vivido sozinho ou com outras pessoas. São sempre bons momentos, e isso é o melhor presente que se pode dar a alguém.”

— Luciana Prata

***

“Sim, principalmente para crianças, porque acredito que bons livros são oportunidades de acesso à arte, à cultura escrita e à compreensão do mundo e de si mesmos.”

— Sabrina Gomes Ramos

***

“Porque acho importante estimular o hábito da leitura. Os livros são capazes de transportar a criança pra novos mundos, aumentar a imaginação, aumentar o vocabulário e facilitar a comunicação, de forma geral.”

— Camila Longa

***

“Sim, porque acredito que o livro é um instrumento de aprendizagem, conhecimento, diversão e lazer, possibilitando o desenvolvimento da criatividade e da imaginação.”

— Luciane Aparecida Marcelino

***

“Porque a leitura traz conhecimento, ativa a criatividade, ajuda na escrita e nos faz sonhar.”

— Marcia Caixeta

***

“Sim, porque acredito na magia prazerosa que os livros nos conduzem: são viagens carregadas de sabores e saberes ricos em afetividade que uma leitura independente ou mediada pode proporcionar.  A leitura traz empatia e como diria Quintana: “Os livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas.”

— Elisangela Alves Silva

***

“Sim. O livro abre um universo de possibilidades para as crianças, existem inúmeras brincadeiras em um livro e minha filha adora escolher os livros para os amigos, escolhe de acordo com o que ela conhece de cada um.”

— Aline

***

“Sim, primeiro porque é um presente que eu adoraria ganhar. Segundo porque sou professora e acredito que dando livros incentivamos crianças e adultos a terem o hábito de ler, entre outras coisas.”

— Fernanda Rosário Cabral Giordano

***

“Sim… são presentes eternos.”

— Marcia Dias de Oliveira

***

“Sim, os livros são importantes para a formação humana de todos, crianças e adultos.”

— Carolina

***

“Sim, pois acho que a leitura nos aproxima de nossos filhos.”

— Patricia Morais

***

“Não! Não sei como escolher”

— Julio Cesar

***

“Sim, porque acho que expressam o cuidado em selecionar um tema que agrada ao presenteado. Eu adoro dar e ganhar.”

— Thais Machado Laporta Campanhã

***

“Porque é um presente útil e de excelente valor agregado”

— Fernanda

***

“Porque despertam a curiosidade, a imaginação e as crianças gostam muito.”

— Alline

***

“Sim, porque considero uma forma de ampliar a possibilidade de viajar pela leitura e sendo um meio de estimular o cérebro, sem estar conectado às telas.”

— Fabiana Sampaio Braun Senna do Valle

***

“Sim, são o melhor presente que alguém pode dar.”

— Laura

Leia mais:

Brasil de presente – sugestões de livros infantis para quem mora fora do país

40 sugestões de livros para dar de presente para as crianças!