Programação online: novas rodas de leitura
Confira outras rodas de leitura do Clube de Leitores A Taba, que segue com uma programação online especial até o final do mês de abril.
Desde o início da quarentena, o Clube de Leitores A Taba está realizando uma programação online que conta com diversas rodas de leitura virtuais.
Nos encontros, além da leitura do livro, abrimos espaço para que as crianças e também os adultos pudessem compartilhar suas impressões sobre as obras.
Está sendo uma experiência incrível e muitas famílias nos pediram que mantivéssemos a atividade por mais tempo. Por isso, preparamos mais encontros para lermos juntos pela internet.
Você pode conferir as últimas rodas da nossa programação online clicando aqui, aqui e aqui.
23/04
Uma girafa e tanto
Com mediação de Luisa Setton
Escrito e ilustrado por: Shel Silverstein
Editora: Companhia das Letrinhas
Resenha:
Se você tiver uma girafa e esticar o seu pescoço, talvez ela passe a usar um chapéu barato ou, quem sabe, um elegante terno e um rosa na ponta do nariz? Afinal, nas histórias criadas pelo talentoso Shel Silverstein muitas coisas incríveis podem acontecer!
Explorando de maneira divertida a sonoridade das palavras e o absurdo de cada uma das situações que se apresentam, Shel criou um livro perfeito para ser compartilhado entre adultos e crianças, garantido muitos risos e surpresas a cada página.
24/04
Com quantos pingos se faz uma chuva?
Com mediação de Isadora Freire
Escrito por: Maria Amália Camargo
Ilustrado por: Ionit Zilberman
Editora: OZé
Resenha: A chuva, que aparece no título e na capa, com certeza vai molhar muita gente!
Basta apenas abrir e chacoalhar as páginas para logo logo, ter a cabeça cheia de perguntas…
Será possível responder a todas elas?
Talvez a graça seja justamente deixar que os pingos caiam livremente e esperar que esse chuvisco de divertidas questões nos ajude a aguçar ainda mais nosso olhar pelo mundo.
Preparado(a) para tomar esse banho?
27/04
Uma pergunta tão delicada
Com mediação de Laís Froes
Escrito por: Leen Van Den Berg
Ilustrado por: Kaatje Vermeire
Editora: Pulo do Gato
Resenha: A vida é cheia de perguntas delicadas. E, muitas vezes, precisamos da ajuda de amigos para procurar as melhores respostas. Nesse livro, o elefante sobe ate o topo de uma pequena colina e compartilha uma duvida. Rapidamente, princesas, pedras, ursos, estrelas, a Lua e até mesmo o Sol vão contando suas experiências para tentar ajudá-lo, enquanto a formiga registra tudo. Nessa rica troca, não só o elefante, mas também os leitores serão presenteados com toda a beleza que o amor pode revelar em suas diferentes manifestações.
28/04
A pedra do meio-dia ou Artur e Isadora
Com mediação de Isadora Freire
Escrito por: Bráulio Tavares
Ilustrado por: Cecília Esteves
Editora: 34
Resenha:
Quem lê A pedra do meio-dia ou Artur e Isadora se apaixona!
Uma história de fantasia, aventura e romance contada de uma maneira excepcional: em forma de cordel. Seus versos se encadeiam em uma estrutura rítmica cativante, que deixa o leitor com vontade de quero mais quando termina a leitura.
Seguindo os moldes do cordel tradicional, esta incrível história conta as aventuras do jovem Artur, que ao encontrar Isadora, segue com ela em busca da pedra do meio-dia, que foi roubada por um gigante. Juntos enfrentam muitos perigos com coragem e inteligência.
Cecília Esteves completa a obra com suas lindíssimas ilustrações que parecem xilogravuras.
29/04
Tantãs
Com mediação de Érica de Faria Dutra
Escrito e ilustrado por: Eva Furnari
Editora: Moderna
Resenha:
Em “Tantãs”, Eva Furnari revela, mais uma vez, o seu talento inconfundível para criar histórias e personagens memoráveis.
Neste livro, o leitor encontra vinte e três pequenos textos onde o absurdo e o nonsense dão o tom.
Da história de um carneiro que não conseguia falar algumas palavras corretamente, à carta de uma pequena bruxa que sonha em ganhar um vestido cor de rosa de presente, passando pela conversa inusitada entre dois irmãos e por algumas receitas malucas inspiradas.
Tudo evoca o riso solto e à cumplicidade do leitor que, certamente vai se reconhecer um pouco “tantã” como os personagens e os divertidos enredos criados por uma das escritoras mais talentosas de nosso país.
30/04
Monstro Rosa
Com mediação de Renata Rossi
Escrito e ilustrado por: Olga de Dios
Editora: Boitatá
Resenha: Monstro Rosa tem uma cor diferente, é maior do que os demais e ri sempre que vê algo engraçado. Tudo isso não seria um problema, se ele não vivesse em um mundo onde todos são brancos, têm o mesmo tamanho e não entendem as suas piadas.
Esse lugar repleto de iguais não parece preparado para acolher a diversidade desse Monstro tão estranho e curioso. Mas, tudo pode mudar quando ele decide fazer uma longa viagem em busca de algo que ainda não conhece.
Estabelecendo uma conversa entre texto, imagem e leitor, Olga de Dios faz uma obra que celebra a riqueza do encontro com a diversidade, provocando uma reflexão sobre as nossas diferenças e inadequações. Afinal, se pensarmos bem, todos já nos sentimos monstruosos em algum momento.
01/05
Nunca acontece nada na minha rua
Com mediação de Malu Carvalho
Escrito e ilustrado por: Ellen Raskin
Editora: Amelì
Resenha:
Na capa, um menino – sentado sobre a calçada – olha entediado para o leitor.
Ao fundo, uma rua com casas tão coloridas que não parecem fazer jus ao título do livro.
Nas primeiras páginas deste livro, uma dedicatória inusitada já denuncia que talvez o olhar do protagonista seja o que realmente faz a diferença nesta história.
Afinal, o que realmente acontece na rua onde mora Luís Rodolfo?
Para conhecer essa resposta, é preciso se aventurar nesta divertida narrativa que, com certeza, vai provocar muitos risos nos leitores de todas as idades.