Roda de leitura

Programação online: novas rodas de leitura

Desde o início da quarentena, o Clube de Leitores A Taba está realizando uma programação online que conta com diversas rodas de leitura virtuais.

Nos encontros, além da leitura do livro, abrimos espaço para que as crianças e também os adultos pudessem compartilhar suas impressões sobre as obras.

Está sendo uma experiência incrível e muitas famílias nos pediram que mantivéssemos a atividade por mais tempo. Por isso, preparamos mais encontros para lermos juntos pela internet.

Você pode conferir as últimas rodas da nossa programação online clicando aqui, aqui e aqui.

23/04

Uma girafa e tanto

Com mediação de Luisa Setton

Escrito e ilustrado por: Shel Silverstein

Editora: Companhia das Letrinhas

Resenha:

Se você tiver uma girafa e esticar o seu pescoço, talvez ela passe a usar um chapéu barato ou, quem sabe, um elegante terno e um rosa na ponta do nariz? Afinal, nas histórias criadas pelo talentoso Shel Silverstein muitas coisas incríveis podem acontecer!

Explorando de maneira divertida a sonoridade das palavras e o absurdo de cada uma das situações que se apresentam, Shel criou um livro perfeito para ser compartilhado entre adultos e crianças, garantido muitos risos e surpresas a cada página.

24/04

Com quantos pingos se faz uma chuva?

Com mediação de Isadora Freire

Escrito por: Maria Amália Camargo

Ilustrado por: Ionit Zilberman

Editora: OZé

Resenha: A chuva, que aparece no título e na capa, com certeza vai molhar muita gente!

Basta apenas abrir e chacoalhar as páginas para logo logo, ter a cabeça cheia de perguntas…

Será possível responder a todas elas?

Talvez a graça seja justamente deixar que os pingos caiam livremente e esperar que esse chuvisco de divertidas questões nos ajude a aguçar ainda mais nosso olhar pelo mundo.

Preparado(a) para tomar esse banho?


27/04

Uma pergunta tão delicada

Com mediação de Laís Froes

Escrito por: Leen Van Den Berg

Ilustrado por: Kaatje Vermeire

Editora: Pulo do Gato

Resenha: A vida é cheia de perguntas delicadas. E, muitas vezes, precisamos da ajuda de amigos para procurar as melhores respostas. Nesse livro, o elefante sobe ate o topo de uma pequena colina e compartilha uma duvida. Rapidamente, princesas, pedras, ursos, estrelas, a Lua e até mesmo o Sol vão contando suas experiências para tentar ajudá-lo, enquanto a formiga registra tudo. Nessa rica troca, não só o elefante, mas também os leitores serão presenteados com toda a beleza que o amor pode revelar em suas diferentes manifestações.

28/04

A pedra do meio-dia ou Artur e Isadora

Com mediação de Isadora Freire

Escrito por: Bráulio Tavares

Ilustrado por: Cecília Esteves

Editora: 34

Resenha:

Quem lê A pedra do meio-dia ou Artur e Isadora se apaixona!

Uma história de fantasia, aventura e romance contada de uma maneira excepcional: em forma de cordel. Seus versos se encadeiam em uma estrutura rítmica cativante, que deixa o leitor com vontade de quero mais quando termina a leitura.

Seguindo os moldes do cordel tradicional, esta incrível história conta as aventuras do jovem Artur, que ao encontrar Isadora, segue com ela em busca da pedra do meio-dia, que foi roubada por um gigante. Juntos enfrentam muitos perigos com coragem e inteligência.

Cecília Esteves completa a obra com suas lindíssimas ilustrações que parecem xilogravuras.


29/04

Tantãs

Com mediação de Érica de Faria Dutra

Escrito e ilustrado por: Eva Furnari

Editora: Moderna

Resenha:

Em “Tantãs”, Eva Furnari revela, mais uma vez, o seu talento inconfundível para criar histórias e personagens memoráveis.

Neste livro, o leitor encontra vinte e três pequenos textos onde o absurdo e o nonsense dão o tom.

Da história de um carneiro que não conseguia falar algumas palavras corretamente, à carta de uma pequena bruxa que sonha em ganhar um vestido cor de rosa de presente, passando pela conversa inusitada entre dois irmãos e por algumas receitas malucas inspiradas.

 Tudo evoca o riso solto e à cumplicidade do leitor que, certamente vai se reconhecer um pouco “tantã” como os personagens e os divertidos enredos criados por uma das escritoras mais talentosas de nosso país.


30/04

Monstro Rosa

Com mediação de Renata Rossi

Escrito e ilustrado por: Olga de Dios

Editora: Boitatá

Resenha: Monstro Rosa tem uma cor diferente, é maior do que os demais e ri sempre que vê algo engraçado. Tudo isso não seria um problema, se ele não vivesse em um mundo onde todos são brancos, têm o mesmo tamanho e não entendem as suas piadas.


Esse lugar repleto de iguais não parece preparado para acolher a diversidade desse Monstro tão estranho e curioso. Mas, tudo pode mudar quando ele decide fazer uma longa viagem em busca de algo que ainda não conhece.

Estabelecendo uma conversa entre texto, imagem e leitor, Olga de Dios faz uma obra que celebra a riqueza do encontro com a diversidade, provocando uma reflexão sobre as nossas diferenças e inadequações. Afinal, se pensarmos bem, todos já nos sentimos monstruosos em algum momento.

01/05

Nunca acontece nada na minha rua

Com mediação de Malu Carvalho

Escrito e ilustrado por: Ellen Raskin

Editora: Amelì

Resenha:

Na capa, um menino – sentado sobre a calçada – olha entediado para o leitor.

Ao fundo, uma rua com casas tão coloridas que não parecem fazer jus ao título do livro.

Nas primeiras páginas deste livro, uma dedicatória inusitada já denuncia que talvez o olhar do protagonista seja o que realmente faz a diferença nesta história.

Afinal, o que realmente acontece na rua onde mora Luís Rodolfo?

Para conhecer essa resposta, é preciso se aventurar nesta divertida narrativa que, com certeza, vai provocar muitos risos nos leitores de todas as idades.

Inscreva-se!

Autor Ataba

Luísa Cortés Apaixonada por histórias desde criança, não deu outra: foi estudar Letras e Jornalismo para contar as suas próprias. Hoje, edita o blog da Taba, numa missão de contaminar cada vez mais pessoas com o vírus da leitura.

compartilhe essa leitura!

deixe seu comentário!

2 comentários

Alessandra e Clara

28 de April de 2020

Gostaria que minha filha de 10 anos participasse. Ainda é possível?

responder

Denise Guilherme

28 de April de 2020

Sim. Basta se inscrever e acessar pelo link no horário da roda.
Um abraço

responder

Laís Froes

7 de July de 2020

Olá! Não estou encontrando os vídeos destas rodas. Poderiam me ajudar?

responder