Sete contos que nunca me contaram
“Sete contos que nunca me contaram” apresenta autoras de contos de fadas, apagadas ao longo do tempo.
A luta das mulheres por igualdade de direitos existe há muito tempo, mas com o advento das redes sociais, sua teoria e prática ganhou novo fôlego, trazendo consigo termos como sororidade, sexismo, objetificação e apagamento, que se refere à supressão da contribuição feminina em todas as áreas do conhecimento, incluindo a literatura. “Sete contos que nunca me contaram” busca reparar o apagamento das mulheres na história dos contos de fadas, apresentando aos leitores autoras do gênero apagadas ao longo do tempo. Susana Ventura nos conta então as histórias de Ursula, Molly, Filigranata, e outras protagonistas que, com perspicácia e coragem, têm o poder de impactar leitores de todas as épocas.
Por que escolhemos o livro “Sete contos que nunca me contaram” para enviar aos assinantes do Clube de Leitores A Taba?
Pelo trabalho delicado e urgente de Susana Ventura, pesquisadora e escritora que traduziu e adaptou os contos aqui presentes, preenchendo uma lacuna na história da literatura infanto-juvenil disponível no Brasil e permitindo aos leitores contemporâneos um olhar arejado sobre os contos de fadas e autoras mulheres.
Sete contos que nunca me contaram foi o livro selecionado pela nossa equipe de curadores para os Jovens Leitores (13-14 anos) em abril.