Como organizar um cantinho de leitura?

por:

Preparar um cantinho da leitura é antes de tudo preparar um espaço para boas conversas. Para pensamentos que fluem e que podem sair de dentro do livro e atingir a vida. Ou também pensamentos que se apegam ao livro como objeto, suas texturas, construções, palavras e imagens. 

Preparar um cantinho de leitura infantil é também preparar um local de encontro, de muitos possíveis encontros: entre livro e leitor; entre livro, leitor e mediador; entre leitores; e entre o leitor e algo de mais profundo que habita seu interior e sua vivência. 

As dicas que preparamos aqui dizem respeito a isso, isto é, práticas que precisamos estar atentos se quisermos criar espaços potentes para esse encontro profundo com a literatura que tanto nos alimenta.

Livros com diversidade e qualidade

Disponibilize bons livros para os leitores no cantinho de leitura! Não precisam ser muitos mas precisam ser diversos e com qualidade. Diversos nos temas que sugerem mas também na autoria, no estilo e no tamanho do texto.

Já quando pensamos em qualidade, nos referimos aos livros que tenham um cuidado estético em relação ao texto e à imagem e também livros que trazem aberturas para reflexões, sensações e boas interações do leitor.

Como organizar os livros no cantinho de leitura?

Não é preciso organizar seu cantinho de leitura por idade, pois acreditamos que as escolhas e a competência leitora acontecem mais em função da experiência leitora de cada criança do que pela passagem do tempo.

O mais importante é que os livros estejam acessíveis, em estantes baixas e possíveis de serem manuseadas pelas crianças.

Outro ponto importante ao preparar o cantinho da leitura para educação infantil é organizar os livros de forma que pelo menos alguns deles (tantos quanto possível), fiquem com a capa virada para frente, reforçando o convite para que a criança acesse o livro e despertando sua curiosidade. 

Utilize caixas, caixotes e almofadas

Cantinho da leitura com caixa de papelão e caixotes são muito comuns, vale até caixa de feira para organizar os livros! Não é preciso móveis especiais ou elaborados. Como citamos acima, o essencial é garantir o acesso e a autonomia da criança para escolher ou apenas explorar os livros.

Além disso, é interessante incrementar o espaço com um pouco de conforto, já que a ideia é poder passar um bom tempo ali. Almofadas aconchegantes, tapetes e iluminação ajudam a criar esse clima.

E o que mais? Deixe um espaço para a criança, ou o grupo de crianças, atuar sobre este espaço também. Podem criar desenhos, ajudar a pensar na disposição e organização dos livros, ou simplesmente criar algum objeto para enfeitar este espaço. 

Outros brinquedos para cantinho da leitura infantil

Gostamos de pensar que os livros devem e podem ocupar papel tão importante quanto os brinquedos na vida de uma criança. Por isso, é interessante que esses espaços – de leitura e de brincadeira para crianças – estejam de alguma forma conectados.

Isso pode acontecer de algumas maneiras, como por exemplo deixando alguns livros no canto dos brinquedos e alguns brinquedos no canto dos livros. Ou ainda, cuidando dos espaços e criando combinados semelhantes para os dois.

É importante que as crianças sintam-se seguras e convidadas a conhecer os livros da mesma forma que se sentem à vontade para mexer em uma caixa de brinquedos.

Mesmo que isso resulte às vezes em algum livro um pouco amassado, babado e até rasgado. Os livros usados são livros vivos e lidos, e é isso que mais queremos no cantinho da leitura infantil, não é?

“No fundo, os livros são isto: conversas sobre a vida. E é urgente, sobretudo, aprender a conversar”. 

[Reyes, Yolanda. p. 29. Ler e brincar, tecer e cantar. Literatura, escrita e educação. Editora Pulo do Gato. 2012]

Leia mais: 5 lugares para ler com o seu bebê em São Paulo

deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 comentário
Tartaruga Nara

acompanhe a gente!

receba as novidades da Taba em primeira mão: