Dicas de Livros | Blog A Taba
Rodas de leitura – Livros de maio do Clube de Leitores A Taba

Rodas de leitura – Livros de maio do Clube de Leitores A Taba

Inscreva-se nas rodas de leitura online e gratuitas dos livros enviados em maio pelo Clube de Leitores A Taba, realizadas na primeira semana de junho


A Taba anuncia mais uma semana de rodas de leitura online com as crianças. Dessa vez, leremos, na primeira semana de junho, os livros enviados em maio pelo Clube de Leitores.

Os encontros acontecerão durante quatro dias, sempre às 14h, pela plataforma Zoom, e são gratuitos. Cada dia, uma mediadora da nossa rede fará a leitura e a conversa com as crianças.

Para se inscrever, basta preencher o formulário abaixo. Você receberá um e-mail com o link para as rodas e e-mails de aviso um pouco antes de cada encontro.

Para acessar o Zoom, basta baixar o aplicativo no celular ou fazer o download no computador (leva menos de dois minutos!).

Nos vemos lá! Confira a programação abaixo.

Segunda-feira, 01/06, às 14h

Brasileirinhos da Amazônia

Escrito por: Lalau

Ilustrado por: Laurabeatriz

Editora: Companhia das Letrinhas

Com mediação de Renata Rossi

No terceiro livro da coleção Brasileirinhos, Lalau e Laurabeatriz fazem uma linda homenagem a alguns animais da maior floresta tropical do mundo.

Nas duplas das páginas, um poema apresenta uma espécie da nossa fauna, ressaltando suas características em textos repletos de sonoridade e humor. Outras informações ainda são acrescentadas em pequenos verbetes sobre cada um dos animais escolhidos pelos autores.

As ilustrações delicadas de Laurabeatriz, feitas com cores vivas, apresentam detalhes dos bichos citados nos poemas, aproximando ainda mais os pequenos leitores da rica biodiversidade do nosso país.

Terça-feira, 02/06, às 14h

Tem um tigre no jardim

Autora: Lizzy Stewart

Editora: Salamandra

Com mediação de Érica de Faria

Você já se sentiu entediado, sem imaginação para se divertir sozinho? E, por outro lado,  já mergulhou em uma brincadeira a ponto de se esquecer do tempo?

Pois é. Foi exatamente isso o que aconteceu com a menina Nora, quando foi passar o dia na casa de sua avó. Por mais que tivesse na companhia da amiga girafa Jeff e de seus outros brinquedos, ela estava se sentindo muito chateada por não ter nada legal para fazer.

Mas tudo pode mudar quando a sua avó lhe convida para brincar no jardim e procurar um tigre que apareceu por ali naquela manhã.

Um tigre?

A verdade é que todos sabemos que tigres não moram em jardins. Mas é também verdade que podemos encontrar coisas incríveis quando abrimos espaço para a imaginação em uma brincadeira.

O que será que Nora e Jeff irão descobrir neste jardim?

Quarta-feira, 03/06, às 14h

Júbilo — O romance do jardineiro

Autora: Andrea Pizarro Clemo

Editora: Amelì

Com mediação de Luisa Setton

Há muitas formas de trazer alegria para nosso coração. Uma brincadeira, um abraço, um carinho, uma companhia, um lugar. 

A edição caprichada do livro Júbilo — O romance do jardineiro, com belas ilustrações em grandes páginas, é porta de entrada para o leitor acompanhar o encontro do jardineiro Juvenal com essa alegria. 

O texto cuidadoso na escolha das palavras, com rimas e musicalidade, traz leveza para a leitura dessa história que também nos fala de tristeza e solidão. 

Cada uma das páginas parece cuidadosamente construída para trazer ao leitor as diferentes sensações de Juvenal em meio ao seu jardim. 

E você: o que faz quando perde a sua alegria? E o que costuma acontecer quando a reencontra?

Quinta-feira, 04/06, às 14h

O menino do dedo verde

Escrito por: Maurice Druon

Ilustrado por: Walter Lara

Editora: José Olympio

Com mediação de Isadora Freire

Dizem que um clássico é um livro que nunca terminou de dizer o que tinha que dizer. É uma obra que se revela sempre nova, alcançando leitores em diferentes tempos.

O menino do dedo verde é um destes livros. Publicado há mais de 50 anos, a obra continua encantando crianças de todos os lugares do mundo, com a história do sensível menino Tistu e suas descobertas com seu amigo jardineiro.

O texto poético, cheio de trechos que conduzem a profundas reflexões sobre a vida, desafia os leitores para uma apreciação mais demorada das palavras, observando-as como delicadeza, como faz o protagonista com a natureza ao seu redor.

Mergulhe nesta delicada aventura e se emocione com o menino Tistu e seu amigo Sr. Bigode.

Leia mais:

Curso online gratuito: Como fazer roda de leitura online com as crianças?

Rodas de leitura online: Para conversar…