Em novembro, o clima da Copa do Mundo de Futebol tomou conta do Clube de Leitores A Taba! Literatura infantil de alta qualidade e futebol entram em campo para que os jovens leitores mergulhem no clima desse campeonato que mobiliza o mundo todo. Entre os craques escalados pela nossa curadoria estão autores que fizeram história na literatura brasileira, como Jorge Amado, e ilustradores alemães que se uniram a autores contemporâneos brasileiros para passar por cima do fatídico 7×1 que tomamos na copa de 2014 e reescrever juntos novas páginas sobre a paixão compartilhada pelo futebol. Confira!
Ranheta, ruge, rosna – categoria Bebês
Em Ranheta, ruge, rosna, a escritora bell hooks (que sempre preferiu que seu nome fosse escrito em minúsculas para que o leitor focasse sua atenção na mensagem, e não na autora), convida seus leitores a vivenciar sentimentos que, acompanhados das ilustrações de Chris Raschka, ajudam a promover a educação sentimental dos pequenos leitores. Promover o letramento emocional é uma das tarefas fundamentais do ato de educar e o contato com a literatura infantil é de grande valia na hora de falar sobre sentimentos com os pequenos, já que o livro pode dar início a uma rica conversa.
Hora do jogo – categoria Iniciantes
Em Hora do Jogo, Patricia Auerbach transforma a hora do banho de duas crianças em um emocionante jogo de futebol, em que a grande equipe vencedora é a imaginação e o maravilhamento. Os produtos de higiene, as toalhas e até o Hino Nacional entram na brincadeira e são ressignificados para que a hora do banho se torne uma partida inesquecível!
A bola e o goleiro – categoria Autônomos
Em clima de Copa do Mundo, este livro, escrito por Jorge Amado em 1984, apresenta a seus leitores outra dupla imbatível, a bola e o goleiro. Fura-Redes percorre o campo, de pé em pé, animadíssima para marcar gols para todos os times, já que com ela não tem essa de torcida: todos merecem marcar muitos gols. Já Bilô-Bilô, nosso preparado goleiro, não quer outra coisa que não evitar gols agarrando todas as bolas possíveis. Deste impasse, surge um amor num momento de especial importância para Fura-Redes. E agora? Terá ela coragem de desperdiçar um gol especial para cair nos braços do amado? Acompanhe essa história de amor pelo futebol narrada lance a lance por um dos maiores escritores brasileiros.
12 x 12 – categoria Experientes
Na tarde de 8 de julho de 2014, a seleção brasileira perdia de lavada da Alemanha nas semifinais da Copa do Mundo do Brasil, o famoso 7 x 1. Oito anos e uma Copa do Mundo (2018) depois, estamos nos preparando para acompanhar mais uma edição deste campeonato que emociona corações no mundo inteiro e fica a pergunta: será que Brasil e Alemanha se enfrentarão novamente? Mas nós não precisamos esperar nem mesmo nos desesperar: o livro 12 x 12 convoca uma seleção de peso de escritores brasileiros e ilustradores alemães que, a cada lance, quer dizer, página, marcam um golaço literário que encanta adultos e crianças. 12 X 12 é uma declaração de amor ao futebol, paixão nacional no Brasil e também na Alemanha, aquele futebol que acontece nas ruas, nos campinhos, e na imaginação de meninas e meninos.
A conta-gotas – categoria Jovens I
Em “A conta-gotas”, conhecemos Olívia e Laura, mãe e filha que não se conhecem, mas que, através da paciência e persistência de Olívia e com o auxílio de amigos generosos como Miguel e Flora, vão tentar (re)construir a relação que duras circunstâncias da vida as impediram de desfrutar.
Bertha Lutz e a carta da ONU – categoria Jovens II
Bertha integrou a delegação brasileira na Conferência de São Francisco, reunião que deu origem à Organização das Nações Unidas, a ONU. Sua participação nessa reunião é contada por Amma, Angélica Kalil e Faw Carvalho, que fizeram um intenso trabalho de pesquisa para compreender o papel que Bertha e suas companheiras de diversos países do mundo tiveram na elaboração do documento que fundamentou os direitos humanos desde sua criação.