Dicas de Livros | Blog A Taba
Rodas de leitura – Livros de Julho do Clube de Leitores A Taba

Rodas de leitura – Livros de Julho do Clube de Leitores A Taba

Inscreva-se em mais uma roda de leitura da Taba! Dessa vez, leremos os livros enviados em julho pelo Clube de Leitores. Não perca!


Mais uma vez, A Taba realiza rodas de leitura online com as crianças. Leremos, na primeira semana de agosto, os livros enviados em julho pelo Clube de Leitores.

Os encontros acontecerão durante quatro dias, sempre às 14h, pela plataforma Zoom, e são gratuitos e abertos a todos. Cada dia, uma mediadora da nossa rede fará a leitura e a conversa com as crianças.

Para se inscrever, basta preencher o formulário ao fim deste texto. Você receberá um e-mail com o link para as rodas e e-mails de aviso um pouco antes de cada encontro.

Para acessar o Zoom, basta baixar o aplicativo no celular ou fazer o download no computador (leva menos de dois minutos!).

Nos vemos lá! Confira a programação abaixo.

10/08, segunda-feira, às 14h

Aperte aqui

Com mediação de Renata Rossi

Autor: Hervé Tullet

Editora: Ática

Em tempos de tablets e outras tecnologias aplicadas ao universo da leitura, Hervé Tullet escreve e ilustra a interessante brincadeira que figura em Aperte aqui.

Tudo começa com uma bola amarela que, se apertada, leva o leitor para outras tantas bolas amarelas, vermelhas e azuis.

Mas o livro não é só uma sucessão de “cliques”: o pequeno leitor é convidado a soprar, organizar, sacudir, alinhar e passar as páginas, para conferir todas as suas ações e, assim, interagir com o livro.

Os textos são curtos e funcionam como “comandos”, o que permite explorar ao máximo as ilustrações, grande diferencial do livro.

11/08, terça-feira, às 14h

Você viu minha girafa?

Com mediação de Luisa Setton

Escrito por: Michelle Robinson

Ilustrado por: Claire Powell

Editora: Sesi-SP

A pergunta provocativa do título dirige o olhar para o enorme animal “escondido” em uma pequena banheira cheia de espumas, com inúmeras bolhas que se espalham ao longo da página.

Olhando assim, parece até que será bem fácil responder à pergunta que dá nome a este livro. Mas, você já parou o que faria se ganhasse um grande animal de presente? Como ele ficaria na sua casa? E onde seria possível escondê-lo, caso os seus pais não concordassem com a presença deste novo integrante em sua família?

Na quarta-capa, um homem adulto parece ter encontrado uma solução bem inusitada para este problema. Mas será mesmo que é possível conviver com um animal selvagem?

Para descobrir algumas das respostas possíveis a esta pergunta e pensar em muitas outras dúvidas que podem surgir quando se tem uma girafa em casa, será preciso mergulhar nesta divertida obra que, com certeza, vai provocar risadas nos leitores de todas as idades.

12/08, quarta-feira, às 14h

Fábulas por telefone

Com mediação de Isadora Freire

Escrito por: Giani Rodari

Ilustrado por: Bruno Munari

Editora: 34

O Sr. Bianchi é um vendedor que passa a maior parte dos dias trabalhando longe de casa E,  para manter-se próximo de sua filha  quando está viajando, ele lhe conta –  todos os dias –  uma história diferente por telefone.

Esse é o mote do divertido livro de Gianni Roadri – famoso autor italiano –  cujo centenário de nascimento é celebrado neste ano.

As histórias inventadas pelo Sr. Bianchi para divertir a sua filha são uma grande celebração da imaginação e da fantasia. Algumas trazem uma profunda reflexão sobre temas como a tristeza, a guerra e a mentira. Em outras, prevalece o humor e o absurdo. Em todas, o final é sempre surpreendente.

Só uma coisa é certa: depois de ler este livro, muitas ideias irão surgir na cabeça dos leitores, sendo impossível olhar para todas as coisas sem considerar as inúmeras possibilidades inventadas pelo autor.

13/08, quinta-feira, às 14h

Chão de peixes

Com mediação de Erica de Faria

Autora: Lúcia Hiratsuka

Editora: Pequena Zahar

Chão de peixes, premiada obra de Lúcia Hiratsuka, é desses livros que deslocam o tempo e nos convidam a perceber palavras e imagens em toda sua potência de significado. 

Cada poema funciona como uma janela que se abre para ver o mundo com os olhos de quem é capaz de enxergar além, descobrindo a poesia presente em nosso cotidiano.

As ilustrações – feitas com a milenar técnica Sumiê – e também a silhueta dos poemas sugerem imagens, deixando espaço para que o leitor possa completá-las, a partir dos elementos trazidos pelo texto.

Os poemas versam sobre animais, sobre a natureza, sobre o tempo e outras questões que nos tocam a todos, adultos e crianças, e que podem ser vistos e revisitados diversas vezes, seguindo a sequência proposta pela autora ou abrindo em alguma página à própria sorte.