Dicas de Livros | Blog A Taba

A revista Emília, especializada em literatura infantil, divulgou hoje uma lista do que considera ser os melhores livros para crianças de 2018, uma publicação cheia de boas dicas de leitura. Há quase dez anos, a revista é referência na formação de leitores, com ações de democratização do direito à leitura e ao acesso a diferentes formas de cultura. 

Das 30 obras selecionadas, 11 foram enviadas para a nossa aldeia de leitores. São narrativas sensíveis, algumas mais divertidas, outras mais introspectivas, que ajudam a lidar com temas difíceis e nos mostram diferentes realidades.

De textos clássicos, como Se os tubarões fossem homens, de Bertold Brecht, que ganhou uma nova roupagem, a temas socialmente sensíveis, como Não somos anjinhos, de Gusti, passando por obras de não ficção, como Dois meninos de Kakuma, de Marie Ange Bordas, essas obras, alguns dos melhores livros para crianças do ano, podem proporcionar preciosos momentos de leitura e conexão.

Ficou curioso? Veja se você recebeu algum dos melhores livros infantis publicados no ano passado.

Meu pai, o grande pirata

Autor: Davide Calì

Ilustrador: Maurizio Quarello

Editora: Pequena Zahar

Neste livro, um menino conta a história de seu pai, um “homem com cheiro de mar” que retorna à casa de tempos e tempos com grandes histórias de aventuras. Em meio a tantas referências a piratas, a reviravolta acontece quando suas vidas mudam completamente.

Se os tubarões fossem homens

Autor: Bertold Brecht

Ilustrador: Nelson Cruz

Editora: Edições Olho de Vidro

Uma curiosa menina faz essa pergunta-provocação, que gera uma trama de possibilidades sobre uma suposta sociedade humana no fundo do mar. Escrito há mais de cem anos, esse conto continua a remexer os sentidos de quem o lê.

Aqui estamos nós: notas sobre como viver no planeta Terra

Autor: Oliver Jeffers

Editora: Salamandra

O planeta Terra é um lugar muito esquisito e complexo, com diversas regras estranhas às crianças que acabaram de chegar. Aqui, o escritor Oliver Jeffers apresenta a seu filho aquilo que considera mais importante para viver neste mundo, de uma forma sensível e poética.

Casa de passarinho

Autora: Ana Rosa Costa

Ilustrador: Odilon Moraes

Editora: Positivo

Duas crianças imaginativas iniciam uma conversa a partir da observação de um passarinho, vestido elegantemente de terno e gravata. Onde ele mora? Como se veste? Como será a sua casa? Uma história surge para cada hipótese criada, gerando descobertas surpreendentes.

Escrito e desenhado por Enriqueta

Autor: Liniers

Editora: V&R

A já conhecida menina Enriqueta, personagem do artista argentino Liniers, ganha uma caixa de lápis de cor. O que será que pode surgir daí? É o que descobrimos nestas páginas, que seguem a história da menina e a que ela cria com suas novas cores. 

Este livro está te chamando (não ouve?)

Autora: Isabel Minhós Martins

Ilustradora: Madalena Matoso

Editora: Peirópolis

Encoste o ouvido, tamborile os dedos, pule sobre as pedrinhas. Ouviu? Neste livro da portuguesa Isabel Minhós, a participação do leitor é essencial. Pode se preparar para mergulhar nessa grande aventura. 

Não somos anjinhos

Autor/ilustrador: Gusti

Editora: Solisluna

Crianças brincam, fazem arte, choram, ficam irritadas, correm, fazem barulho. Assim é com todos os meninos e meninas. E por que algumas são tratadas como “anjinhos” e outras não? Aqui, um menino com um cromossomo a mais protesta: não somos anjinhos!

Nunca acontece nada na minha rua

Autora/Ilustradora: Ellen Raskin

Editora: Amelì Editora

Uma rua tão bonita e divertida, com casas tão coloridas… E nada acontece por ali. Será? Nesta narrativa de Ellen Raskin, o leitor é convidado a entrar nesse universo e perceber que talvez o problema esteja nos olhos do narrador.

O urso que não era

Autor: Frank Tsahlin

Editora: Boitatá

O que você faria se dormisse por um longo período e quando acordasse, descobrisse que tudo ao seu redor está mudado? E se percebesse que você também está sendo visto de forma diferente? É o que acontece com o protagonista desse livro, um urso que se redescobre.

Olavo

Autor: Odilon Moraes

Editora: Jujuba

Um menino solitário recebe um misterioso presente. A singela narrativa de Odilon Moraes traz algumas das pequenas alegrias que pode invadir, inesperadamente, nossas vidas, e como lidamos com elas.

Dois meninos de Kakuma

Autora: Marie-Ange Bordas

Editora: Pulo do Gato

Como vivem as crianças ao redor do mundo? Como brincam os meninos e meninas de um dos maiores campos de refugiados do mundo, Kakuma, no Quênia? É o que investiga Marie Ange Bordas nesta obra.

***

Quer receber os melhores livros para crianças todo mês na sua casa? Assine o Clube de Leitores A Taba e ainda ganhe materiais exclusivos de mediação de leitura.

Em dezembro, nossos assinantes ainda levam um Calendário das Emoções e Sentimentos especial, feito em parceria com a Araquarela, para desenvolver a inteligência emocional e estabelecer melhores relações de afeto e conexão entre a família.