A revista Emília, especializada em literatura infantil, divulgou hoje uma lista do que considera ser os melhores livros para crianças de 2018, uma publicação cheia de boas dicas de leitura. Há quase dez anos, a revista é referência na formação de leitores, com ações de democratização do direito à leitura e ao acesso a diferentes formas de cultura.
Das 30 obras selecionadas, 11 foram enviadas para a nossa aldeia de leitores. São narrativas sensíveis, algumas mais divertidas, outras mais introspectivas, que ajudam a lidar com temas difíceis e nos mostram diferentes realidades.
De textos clássicos, como Se os tubarões fossem homens, de Bertold Brecht, que ganhou uma nova roupagem, a temas socialmente sensíveis, como Não somos anjinhos, de Gusti, passando por obras de não ficção, como Dois meninos de Kakuma, de Marie Ange Bordas, essas obras, alguns dos melhores livros para crianças do ano, podem proporcionar preciosos momentos de leitura e conexão.
Ficou curioso? Veja se você recebeu algum dos melhores livros infantis publicados no ano passado.
Autor: Davide Calì
Ilustrador: Maurizio Quarello
Editora: Pequena Zahar
Neste livro, um menino conta a história de seu pai, um “homem com cheiro de mar” que retorna à casa de tempos e tempos com grandes histórias de aventuras. Em meio a tantas referências a piratas, a reviravolta acontece quando suas vidas mudam completamente.
Autor: Bertold Brecht
Ilustrador: Nelson Cruz
Editora: Edições Olho de Vidro
Uma curiosa menina faz essa pergunta-provocação, que gera uma trama de possibilidades sobre uma suposta sociedade humana no fundo do mar. Escrito há mais de cem anos, esse conto continua a remexer os sentidos de quem o lê.
Aqui estamos nós: notas sobre como viver no planeta Terra
Autor: Oliver Jeffers
Editora: Salamandra
O planeta Terra é um lugar muito esquisito e complexo, com diversas regras estranhas às crianças que acabaram de chegar. Aqui, o escritor Oliver Jeffers apresenta a seu filho aquilo que considera mais importante para viver neste mundo, de uma forma sensível e poética.
Autora: Ana Rosa Costa
Ilustrador: Odilon Moraes
Editora: Positivo
Duas crianças imaginativas iniciam uma conversa a partir da observação de um passarinho, vestido elegantemente de terno e gravata. Onde ele mora? Como se veste? Como será a sua casa? Uma história surge para cada hipótese criada, gerando descobertas surpreendentes.
Escrito e desenhado por Enriqueta
Autor: Liniers
Editora: V&R
A já conhecida menina Enriqueta, personagem do artista argentino Liniers, ganha uma caixa de lápis de cor. O que será que pode surgir daí? É o que descobrimos nestas páginas, que seguem a história da menina e a que ela cria com suas novas cores.
Este livro está te chamando (não ouve?)
Autora: Isabel Minhós Martins
Ilustradora: Madalena Matoso
Editora: Peirópolis
Encoste o ouvido, tamborile os dedos, pule sobre as pedrinhas. Ouviu? Neste livro da portuguesa Isabel Minhós, a participação do leitor é essencial. Pode se preparar para mergulhar nessa grande aventura.
Autor/ilustrador: Gusti
Editora: Solisluna
Crianças brincam, fazem arte, choram, ficam irritadas, correm, fazem barulho. Assim é com todos os meninos e meninas. E por que algumas são tratadas como “anjinhos” e outras não? Aqui, um menino com um cromossomo a mais protesta: não somos anjinhos!
Nunca acontece nada na minha rua
Autora/Ilustradora: Ellen Raskin
Editora: Amelì Editora
Uma rua tão bonita e divertida, com casas tão coloridas… E nada acontece por ali. Será? Nesta narrativa de Ellen Raskin, o leitor é convidado a entrar nesse universo e perceber que talvez o problema esteja nos olhos do narrador.
Autor: Frank Tsahlin
Editora: Boitatá
O que você faria se dormisse por um longo período e quando acordasse, descobrisse que tudo ao seu redor está mudado? E se percebesse que você também está sendo visto de forma diferente? É o que acontece com o protagonista desse livro, um urso que se redescobre.
Autor: Odilon Moraes
Editora: Jujuba
Um menino solitário recebe um misterioso presente. A singela narrativa de Odilon Moraes traz algumas das pequenas alegrias que pode invadir, inesperadamente, nossas vidas, e como lidamos com elas.
Autora: Marie-Ange Bordas
Editora: Pulo do Gato
Como vivem as crianças ao redor do mundo? Como brincam os meninos e meninas de um dos maiores campos de refugiados do mundo, Kakuma, no Quênia? É o que investiga Marie Ange Bordas nesta obra.
***
Quer receber os melhores livros para crianças todo mês na sua casa? Assine o Clube de Leitores A Taba e ainda ganhe materiais exclusivos de mediação de leitura.
Em dezembro, nossos assinantes ainda levam um Calendário das Emoções e Sentimentos especial, feito em parceria com a Araquarela, para desenvolver a inteligência emocional e estabelecer melhores relações de afeto e conexão entre a família.